Mundo

China reage de forma ameaçadora após EUA derrubarem suposto balão espião

Reprodução/Vídeo
País afirma que suposto balão espião derrubado neste sábado (4) pelos Estados Unidos era meteorológico  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Vídeo

Publicado em 05/02/2023, às 10h58   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

A China reagiu de forma ameaçadora após os Estados Unidos derrubarem neste sábado (4) um suposto balão espião de sua propriedade na costa atlântica do país. Em resposta, o governo chinês expresssou "forte insatisfação" com a ação e disse que poderá dar "respostas necessárias".

O equipamento passou vários dias sobrevoando a América do Norte antes de ser atingido, na costa do estado da Carolina do Sul, por um míssil disparado de um avião F-22.

De acordo com o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, a operação foi uma "ação deliberada e legal" que ocorreu em resposta à "violação inaceitável de nossa soberania" por parte da China.

No entanto, o Ministério das Relações Exteriores chinês criticou a ação em um comunicado divulgado neste domingo (5), afirmando que a derrubada da aeronave "civil" foi "claramente uma reação exagerada e uma violação séria da prática internacional". A China afirma que tratava-se um balão meteorológico civil.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp