Mundo

Estados Unidos derrubam suposto balão espião chinês no oceano

Reprodução/Vídeo
O balão voava a cerca de 60.000 pés e tinha o tamanho estimado de três ônibus escolares; China negou que equipamento era espião  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Vídeo

Publicado em 04/02/2023, às 17h27   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

Os Estados Unidos derrubaram neste sábado (4) um suposto balão espião chinês na costa dos estados da Carolina do Norte e do Sul após o equipamento atravessar locais militares sensíveis em toda a América do Norte.

O balão voava a cerca de 60.000 pés e tinha o tamanho estimado de três ônibus escolares. Uma operação estava em andamento para recuperar os destroços do equipamento.

Ao ser questionado pela imprensa, o presidente Joe Biden havia dito que "vamos cuidar disso". A Administração Federal de Aviação e a Guarda Costeira trabalharam para limpar o espaço aéreo e a água abaixo do balão quando ele alcançou o oceano.

A divulgação do equipamento durante a semana levou ao cancelamento de uma visita do secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, a Pequim, marcada para este domingo, para conversas com o objetivo de reduzir as tensões entre os dois países.

Por sua vez, a China negou qualquer alegação de espionagem e afirmou que tratava-se de um balão de uso civil destinado a pesquisas meteorológicas. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a trajetória do equipamento do balão estava fora de seu controle.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp