Mundo

Estado de catástrofe: Incêndios florestais deixam mais de 10 mortos no Chile

Reprodução/Pixabay
Mais de 200 incêndios florestais arrasaram mais de 47.000 hectares e deixaram 97 residências totalmente destruídas e 22 feridos  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Pixabay

Publicado em 04/02/2023, às 11h06 - Atualizado às 11h07   Cadastrado por Lorena Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

Os 204 incêndios que atingiam a zona centro-sul do Chile deixavam 13 mortos nesta sexta-feira (3), o que levou o governo a decretar estado de catástrofe na região.

Inicialmente, a ministra do Interior, Carolina Tohá, havia falado em quatro vítimas, na localidade de Santa Juana, na região de Biobío. Depois veio a informação de uma quinta pessoa morta, também em Santa Juana: uma voluntária do corpo de bombeiros da localidade.

Mais tarde, outras duas mortes foram registradas em La Araucanía, quando um helicóptero que participava do combate aos focos caiu, matando seus dois ocupantes, segundo informações do portal g1.

"Muito tristes pelo acidente de helicóptero em que faleceu o piloto e o mecânico que trabalhavam no combate ao fogo na comuna de Galvarino em La Araucanía", escreveu o ministro da Agricultura do Chile, Esteban Valenzuela, no Twitter.

"Temos que destacar que há 13 mortos no total, 11 no município de Santa Juana, um piloto e um mecânico que estavam em um helicóptero que desempenhava sua função de combater esse incêndio", informou Mauricio Tapia, diretor nacional substituto do Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred).

De acordo com autoridades, mais de 200 incêndios arrasaram mais de 47.000 hectares e deixaram 97 residências totalmente destruídas e 22 feridos. Dos 204 incêndios ativos, 56 estão fora de controle.

A situação, que está longe de ser controlada, traz à memória a catástrofe vivenciada nessa região no começo de 2017. Na época, um megaincêndio florestal deixou 11 mortos, cerca 6.000 atingidos, mais de 1.500 casas destruídas e 467.000 hectares afetados.

Assim como naquele ano, os focos de incêndio começaram em áreas de cultivo e em bosques, e avançaram até ameaçar e afetar áreas povoadas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp