Mundo

Com urgência, avião presidencial decola do Brasil direto para faixa de Gaza

Reprodução/GloboNews
Missão faz parte do resgate de brasileiros em Israel  |   Bnews - Divulgação Reprodução/GloboNews

Publicado em 12/10/2023, às 16h58 - Atualizado às 17h37   Douglas Santana


FacebookTwitterWhatsApp

Em pleno feriado do Dia das Crianças, o Governo Federal autorizou com urgência a decolagem de uma aeronave da Presidência da República. O destino será Israel, que vive uma guerra com o grupo Hamas. A missão faz parte da operação de resgate de brasileiros em Gaza.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

O avião decolou nesta quinta-feira (12), de Brasília com escala em Roma, na Itália. Na capital italiana, a aeronave modelo VC-2 permanecerá até receber autorização para prosseguir ao Egito. Nesta quarta-feira (11), bombardeios foram registrados na região do aeroporto de Ben-Gurion.

A aeronave é a primeira disponibilizada pelo Governo Federal para a repatriação dos brasileiros que solicitaram retorno ao Brasil. Segundo a representação diplomática brasileira na Palestina, 22 solicitações já foram realizadas.

Em Israel, o plano brasileiro é conduzir as pessoas para fora de Gaza por meio da fronteira com o Egito. O caminho leva até a capital, Cairo, onde o avião presidencial deve aguardar os passageiros.

"O governo brasileiro está focado no resgate dos civis brasileiros que estão nas áreas de conflito entre Israel e Palestina. A criação de corredores humanitários é a prioridade para que mais civis possam sair em segurança da região", descreveu o Governo Federal, nas redes sociais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp