Mundo
Na região oeste da Índia, onde o calor é predominante para os moradores, pois lá fica um dos desertos mais quentes do planeta, o Thar (também chamado de Grande Deserto Indiano), famílias adotaram um jeito moderno de se "refrescar" sem precisar sequer de um ar-condicionado.
Clique aqui e inscreva-se no canal do BNews no Youtube!
A prática acontece nos estados do Rajastão e Gujarat, onde os moradores usam ferramentas da arquitetura para espantar o calor. Uma casa na cidade de Bharuch, município que costuma passar dos 40ºC no verão, mas no interior da residência, o clima é outro.
Muito verde e um ambiente pela ventilação passiva é o que faz a temperatura cair em até 8ºC com técnicas simples. A arquiteta Samira Rathod, da ‘Cool House’ e fundadora do Samira Rathod Design Atelier (SRDA) explica:
“Usamos a direção dos ventos, o design e materiais especiais para reduzir o calor da casa. O terreno tinha três prédios ao redor e uma rua de um lado. A única vista que a casa teria seria para o prédio vizinho. Uma casa ‘introvertida’ foi uma boa escolha nesse sentido. É basicamente uma casa em que a casa se abre quando você entra. Do lado de fora, pareceria uma estrutura bastante fechada".
Acontece que a cidade fica no litoral do Oceano Índico e mesmo com as altas temperaturas, a brisa é constante. Por dentro, há uma fenda gigante que divide dois cômodos da casa em dois e por esta fenda, passa o vento que vem do oceano.
CONFIRA:
Classificação Indicativa: Livre
Cinema em casa
Qualidade JBL
Bom e Barato
Motorola barato
Despencou o preço