Mundo

Conheça o combustível de aviação feito de fezes humanas

Divulgação/BBC
Empresa britânica desenvolveu combustível de aviação feito de fezes humanas  |   Bnews - Divulgação Divulgação/BBC
Douglas Santana

por Douglas Santana

[email protected]

Publicado em 29/12/2023, às 21h06


FacebookTwitterWhatsApp

Para quem pensa que fezes humanas não possuem qualquer utilidade, uma empresa britânica está provando o contrário. Eles desenvolveram um tipo de combustível de aviação feito com dejetos que descartamos. Em laboratório, os químicos da Inglaterra transformaram os resíduos em querosene.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Reguladores internacionais já realizaram testes independentes que comprovam a utilidade das fezes humanas como combustível de aviação. O resultado é quase idêntico ao combustível fóssil padrão utilizado tradicionalmente nas aeronaves. A empresa responsável pela descoberta é a Firefly Green Fuels. O novo produto foi desenvolvido em parceria com a Universidade de Cranfield.

Queríamos encontrar uma matéria-prima de valor realmente baixo que fosse altamente abundante. E, claro, o cocô é abundante", diz James Hygate, CEO da Firefly, à BBC.

Além disso, o novo combustível tem uma pegada de carbono 90% menor do que o combustível de aviação padrão. Ou seja, o querosene feito com dejetos humanos pode representar menos impacto ao meio ambiente. O tráfego aéreo responde por cerca de 2% das emissões globais de carbono, que contribuem para as mudanças climáticas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp