Mundo

Embaixada recomenda que brasileiros evitem as províncias de Donetsk e Luhansk, na Ucrânia

Embaixada do Brasil na Ucrânia - GoogleMaps
“Aconselha-se aos cidadãos que já estejam nessas regiões que considerem deixá-las sem demora”, diz nota da Embaixada do Brasil  |   Bnews - Divulgação Embaixada do Brasil na Ucrânia - GoogleMaps

Publicado em 19/02/2022, às 17h05   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Brasileiros que estão na Ucrânia foram aconselhados a redobrar a atenção e evitar as províncias de Donetsk e Luhansk. A recomendação é da Embaixada do Brasil, que informou ainda sobre a suspensão temporária dos voos de Kiev e Odessa, pela companhia aérea Lufthansa, a partir de segunda-feira (21) até o final do mês.

"Aconselha-se aos cidadãos que já estejam nessas regiões que considerem deixá-las sem demora. Os cidadãos brasileiros na Ucrânia devem ainda estar atentos à possibilidade de novos cancelamentos ou adiamento de voos internacionais na próxima semana", disse o comunicado. A recomendação vem dias depois que o presidente Jair Bolsonaro visitou a Rússia.

Na sexta-feira (18), as duas províncias (Donetsk e Luhansk) anunciaram a retirada de centenas de milhares de pessoas para a Rússia, após acusarem o governo da Ucrânia de preparar uma invasão, depois que os confrontos aumentaram. "Uma partida maciça e centralizada da população para a Federação Russa foi organizada, antes de tudo, mulheres, crianças e idosos devem ser evacuados (...) O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, muito em breve dará ordem para partir para a ofensiva e lançará um plano para invadir as Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk", disse Denis Pushilin, um dos líderes dos rebeldes, em um vídeo em sua conta no Telegram.

Apesar das especulações, o ministro da Defesa ucraniano afirmou que não há a intenção de executar ofensivas contra os territórios de Donetsk e Lugansk. "Reforçamos nossa defesa, mas não temos a intenção de executar nenhuma ofensiva contra estes territórios", disse o ministro Oleksiy Reznikov.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags