Mundo

Escritor britânico atacado nos EUA tinha ordem de morte no Irã desde 1989

Foto: Reprodução / Youtube
Ordem de morte no país islâmico foi emitida devido a um livro do escritor  |   Bnews - Divulgação Foto: Reprodução / Youtube

Publicado em 12/08/2022, às 15h37   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O escritor Salman Rushdie, que foi atacado nesta sexta-feira (12) antes de conceder uma palestra em Nova York, tinha uma ordem de morte no Irã desde 1989. O autor, que pertence a uma família muçulmana da Índia, havia insultado o fundador da religião islâmica em um romance chamado “Os Versos Satânicos”, de acordo com uma autoridade iraniana.

A ordem de morte no país, que é denominada de “fatwas”, são determinações legais da lei islâmica, emitidas por pessoas com autoridade e que foi provocada. No caso de Rushdie, o responsável pela sentença foi o aiatolá Ruhollah Khomeni.

 Na época, a divulgação da ordem de morte foi divulgada pelo rádio. “Eu informo ao povo orgulhoso muçulmano que o autor de 'Os Versos Satânicos' que é contra o Islã, o profeta e o Corão, e todos os envolvidos com a sua publicação e tinham ciência de seu conteúdo estão condenados à morte. Eu peço aos muçulmanos para executá-los onde eles forem encontrados", disse o comunicado.

Para o islamismo, quem morresse tentando matar Rushdie se tornaria um mártir instantaneamente.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp