Mundo

Estudantes brasileiros relatam tensão após serem barrados em aeroporto: ‘Escoltada’

Ilustrativa/Polícia Federal/Divulgação
Interpretação de acordo bilateral entre Brasil e Argentina gerou consequência para os estudantes  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa/Polícia Federal/Divulgação

Publicado em 13/03/2024, às 11h39   Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

O fim de janeiro deste ano para um grupo de brasileiros teve requintes de tensão. Entre elas uma estudante brasileira, que teve a identidade preservada. A vítima relatou que, ao menos, cinco pessoas a escoltaram em um dos aeroportos da Argentina, onde ela se sentiu humilhada.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Autoridades migratórias do país a barrou e a mandou de volta ao Brasil como “falsa turista”. Ela informou, no setor de imigração, que viajava para fazer faculdade e que não tinha passagem aérea de volta, visto que dependeria do calendário de aulas. As informações foram divulgadas pelo portal g1.

Além dela, mais de 30 estudantes brasileiros foram impedidos de entrar no país vizinho nos dois primeiros meses de 2024. Ainda que sem aviso prévio, às autoridades migratórias cobram que os alunos cheguem a cidade de Buenos Aires com  documentação pronta, como visto de estudante e residência permanente em solo argentino. 

“Perguntei quais eram esses requisitos, mas ele não respondeu. Tentei explicar que o Brasil e a Argentina têm um acordo e que eu poderia, sim, dar entrada na documentação só depois. Ele respondeu: já tomei a decisão e nada vai mudar isso”, relatou a mulher. 

Acesso a Argentina

O Itamaraty sugere que os brasileiros tirem o visto de estudante antes da viagem, sendo assim é preciso juntar a documentação solicitada pela embaixada ou consulado argentino, com comprovante de renda, marcar uma visita presencial ao consulado e aguardar cerca de 7 dias para a emissão do documento. 

Acordo

Válido desde 2009, o acordo bilateral entre Brasil e Argentina, os brasileiros que estejam no país vizinho e argentinos que estejam no Brasil podem transformar vistos temporários ou de turista em vistos permanentes, somente se apresentarem a documentação correta e paguem as taxas migratórias. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp