Mundo

EUA denunciam quatro autoridades russas por dois grandes ataques hackers

Reprodução
As invasões ocorreram em 2012 e 2018  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 25/03/2022, às 18h34   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Os Estados Unidos apresentaram acusações criminais contra quatro autoridades do governo russo na última quinta-feira (24). O país afirma que eles participaram de duas grandes campanhas de hackers entre 2012 e 2018, direcionadas ao setor global de energia e causaram impacto em milhares de computadores em 135 países.

Leia também:

Em um indiciamento de 2021, agora liberado ao público, o Departamento de Justiça acusou Evgeny Viktorovich Gladkikh, funcionário do instituto de pesquisa do Ministério da Defesa da Rússia, de hackear os sistemas de uma refinaria estrangeira e instalar um malware, conhecido como "Triton", em um sistema de segurança.

Num segundo indiciamento, também 2021, o Departamento de Justiça disse que outros supostos hackers do Serviço Federal de Segurança da Rússia fizeram ataques cibernéticos contra redes de computadores de empresas de petróleo e gás, usinas nucleares e concessionárias de transmissão de energia no mundo inteiro.

Os acusados neste caso são Pavel Aleksandrovich Akulov, Mikhail Mikhailovich Gavrilov e Marat Valeryevich Tyukov.

Já o ataque de 2017 chocou a comunidade de ciberssegurança mirando em causar danos físicos à própria instalação ao desativar seu sistema de segurança.

O FBI afirma ainda que esses casos sublinham a ameaça contínua das operações cibernéticas da Rússia e aconselhou que empresas fechem suas portas cibernéticas.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp