Mundo

FBI faz investigação sobre restos de balão chinês que sobrevoou EUA

Reprodução/ Twitter
Balão integra programa de monitoramento feito por Pequim  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Twitter

Publicado em 14/02/2023, às 12h28   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

O serviço de investigação da polícia dos Estados Unidos, FBI, iniciou a análise e investigação, nesta terça-feira (14), dos restos do balão que sobrevoou o espaço aéreo norte-americano no início do mês e que, segundo Washington, é um equipamento de espionagem da China.


A análise será possível após novos restos do balão - entre eles sensores - terem sido recuperados na segunda-feira (13). Washington ainda não esclareceu, no entanto, o que são os outros três objetos voadores encontrados e abatidos pelos Estados Unidos neste fim de semana.


A polêmica envolvendo os objetos voadores iniciou após pessoas na costa oeste dos Estados Unidos relatarem ter visto um balão incomum nos céus. Rapidamente, Washington afirmou se tratar de um equipamento chinês e disse suspeitar de espionagem. Pequim disse se tratar de um balão para fins meteorológicos e científicos que perdeu seu rumo.


Na segunda-feira, Pequim apontou o dedo para Washington, dizendo que os EUA lançaram balões de alta altitude sobre o espaço aéreo chinês mais de 10 vezes desde o ano passado.


A secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, afirmou na segunda-feira (13), apenas "não ter indícios" de que os objetos são extraterrestres. No domingo (12), um general da Força Aérea dos Estados Unidos disse que não descartava alienígenas ou qualquer outra explicação ainda, adiando para especialistas de inteligência norte-americanos. As informações são do G1.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp