Mundo

Foguete sul-coreano tem data de lançamento definida; confira

Innospace/Divulgação
Essa será a terceira tentativa de lançamento do foguete sul-corenao desde que ele chegou ao Maranhão  |   Bnews - Divulgação Innospace/Divulgação

Publicado em 21/12/2022, às 08h30   Cadastrado por Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

O foguete sul-coreano HANBIT-TL, que deve ser realizado no Centro de Lançamento de Alcântara, pode ser lançado na manhã desta quarta-feira (21), conforme previsto pelo estado do Maranhão. De modo geral, esta tentativa corresponde à terceira no que diz respeito ao dispositivo desde a chegada dele ao Estado.

Conforme indicam os técnicos que trabalham no lançamento, esta projeção equivale a última da chamada 'janela de lançamento'. Essa intervenção abrange o período com os dias e os horários avaliados como fundamentais para que o foguete alcance o espaço, conforme sinaliza o posicionamento do CLA.

Do contrário, segundo a Innospace, empresa privada que também realiza o lançamento, em parceria com a Agência Espacial Brasileira, garante que caso não seja possível, o lançamento deve ocorrer apenas em 2023, ainda sem data projetada.

Com projeção para ocorrer nesta terça-feira (20), a operação foi adiantada porque um novo exame precisava ser feito na válvula do foguete. Anteriormente, o primeiro lançamento, que estava projetado para segunda-feira (19), foi suspeito em função das condições meteorológicas. 

Detalhe

O foguete sul-coreano HANBIT-TL poderá ser acompanhado a olho nu no município de São Luís ou através de uma transmissão feita pelas redes sociais. O melhor local para observá-lo seria o litoral, situado na Praia de São Marcos até a Praia da Raposa, que fica próximo ao CLA.

Além disso, a transmissão do lançamento também será exposta de forma gratuita através das redes sociais do projeto 'Ilha da Ciência’.

"No Instagram @ilhadacienciaplanetarioufma amanhã, a partir das 06h, faremos uma live com imagens a partir da Praça do Pescador, na Litorânea, onde é possível ver o momento do lançamento", afirmou o professor.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp