Mundo

Fome em Gaza: Palestinos sacrificam cavalos para alimentar familiares

Foto de Kabiur Rahman Riyad na Unsplash
De acordo com a ONU, a fome em Gaza ameaça mais de 2 milhões de pessoas  |   Bnews - Divulgação Foto de Kabiur Rahman Riyad na Unsplash

Publicado em 24/02/2024, às 17h37   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Desesperado para alimentar sua família em meio à guerra em Gaza, o agricultor palestino Abu Gibril tomou uma medida drástica: sacrificou seus dois cavalos de tração. Gibril, de 60 anos, refugiado no campo de deslocados de Jabaliya, disse à AFP que não teve outra opção. A informação é do portal O Globo. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A guerra tirou tudo de mim", disse ele. "Matei os cavalos para alimentar as crianças."

Desde o início dos combates em outubro, a casa e os campos de Gibril em Beit Hanun foram destruídos. A família foi obrigada a se mudar para Jabaliya, onde vive em uma tenda ao lado de uma escola.

A ONU estima que 2,2 milhões de pessoas – a imensa maioria da população – estão ameaçadas pela fome. A grave escassez de alimentos coloca em risco a vida de crianças, com uma a cada seis menores de dois anos sofrendo de desnutrição grave, segundo o Unicef.

No norte de Gaza, a situação é ainda pior. O Programa Mundial de Alimentos (PMA) suspendeu a distribuição de ajuda na região devido ao caos e à violência.

Em Jabaliya, mulheres e crianças famintas fazem fila em pontos de distribuição de alimentos. Os moradores vasculham os arredores em busca de qualquer coisa comestível, mesmo que seja cevada, forragem, milho podre ou folhas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp