Mundo

Guerra em Israel deixa quase 300 pessoas mortas; saiba detalhes

Reprodução/ Twitter
Mais de 5 mil bombas foram lançadas e os ataques foram feitos pelo grupo Hamas  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Twitter

Publicado em 07/10/2023, às 12h22   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

O Hamas, grupo islâmico armado, bombardeou Israel na manhã deste sábado (7), no horário local. Este foi um ataque surpresa considerado um dos maiores sofridos nos últimos anos.


Os ataques aconteceram principalmente na parte sul do país. Milhares de foguetes foram lançados e, em comunicado, os militares de Israel afirmaram que “vários terroristas infiltraram-se no território israelita a partir da Faixa de Gaza”.


De acordo com os serviços de emergência, ao menos 298 pessoas morreram, sendo 100 em Israel e 198 na Faixa de Gaza, mortas na retaliação israelense. Há milhares de feridos. 


Em resposta aos ataques, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que seu país está em estado de guerra. O premiê lançou a operação "Espadas de Ferro" e convocou uma reunião de emergência com autoridades de segurança. O país convocou uma grande quantidade de reservistas.


"Estamos em guerra e vamos ganhar", afirmou Netanyahu. "O nosso inimigo pagará um preço que nunca conheceu."


O ministro da Defesa do país, Yoav Galant, afirmou que o Hamas cometeu um "grande erro". O premiê israelense também pediu aos cidadãos que sigam as instruções de segurança. A recomendação é que as pessoas fiquem próximas a prédios e espaços protegidos.


“As Forças de Defesa de Israel defenderão os civis israelenses e a organização terrorista Hamas pagará um alto preço pelas suas ações”, disse o comunicado divulgado pelos militares israelenses.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp