Mundo

Guerra entre Ucrânia e Rússia completa 2 anos com sanções econômicas; entenda

Divulgação: Reprodução/Rede Globo
Rússia tem crescimento na economia e evolução evidencia fracasso da sanções econômicas  |   Bnews - Divulgação Divulgação: Reprodução/Rede Globo

Publicado em 24/02/2024, às 12h29   Cadastrado por Gabriel Bacelar


FacebookTwitterWhatsApp

Neste sábado (24) a invasão da Ucrânia feita pela Rússia completa dois anos e as sanções econômicas impostas à Rússia são consideradas como fracassadas, tendo em vista que o país invasor, se encontra em situação confortável em comparação ao país ucraniano durante a guerra.

Em 2022, ano que marcou o início da guerra, a Rússia teve uma queda econômica de 1,2%. Já em 2023, a economia russa obteve um crescimento de 3,6%, evidenciando o fracasso das sanções aplicadas contra o país. Finalizando o ano de 2023, os russos atingiram um crescimento de 5,5% na economia.

Para o Fundo Monetário Internacional (FMI), o crescimento é considerado frágil, já que é sustentado por gastos militares, que são impulsionados por recursos do estado, segundo noticiado pela agência de notícias Reuters.

Buscando brecar a evolução econômica da Rússia, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, aplicou mais 500 sanções contra os russos, nas vésperas do complemento dos 2 anos da guerra.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp