Mundo

Herança inusitada: Rainha deixa espécies de animais exóticos para filho; veja detalhes

Reprodução/Youtube
Espécies marítimas nadam livremente no mar do Reino Unido  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Youtube

Publicado em 10/09/2022, às 16h26   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Além de toda a herança a se ganhar, o rei Charlie III terá que lidar com 32 mil cisnes e um número desconhecido de golfinhos, baleias e esturjões.

Por mais de oito séculos, espécies como estas que vivem livremente nas águas do Reino Unido foram consideradas propriedades do monarca.

Estes bens serão passados ao rei integralmente, sem a necessidade de pagar qualquer tipo de imposto.

Distribuição de bens e família

No momento, o interesse maior é voltado nos bens privados de Elizabeth, aqueles que ela pôde distribuir livremente para os seus descendentes, já que no direito inglês, o testamento é caracterizado como ampla liberdade, não tendo herdeiros legítimos ou forçados.

Entre as propriedades, estão duas terras e residências intimamente relacionadas à Coroa, como o Castelo de Balmoral, residência de verão de Elizabeth II e local de sua morte, e Sandringham, onde ela costumava passar o Natal.

Também estariam incluídos os 370 milhões de libras estimados pelo Sunday Times, uma impressionante coleção de joias e outra, menos brilhante, mas igualmente valiosa, de selos. O que acontecerá com esses ativos não é conhecido e provavelmente não será conhecido por mais 100 anos.

Fortuna

Considerada uma das pessoas mais ricas do mundo, a fortuna privada da Rainha Elizabeth II, que morreu nesta última quinta (8), é avaliada em  370 milhões de libras (cerca de 426 milhões de euros), segundo a lista do Sunday Times de 2022, já que a monarca não foi obrigada a revelar suas finanças pessoais.

O total, se for somar a este valor todos os bens associados à Coroa, não diretamente a ela, mas sim à instituição, poderia ultrapassar os 14 bilhões (pouco mais de 16 bilhões de euros).

Para compreender melhor como vai ser a distribuição dessa fortuna, é preciso reconhecer e distinguir o que é institucional e o que pertence de bens e direitos pessoais da rainha - que farão parte de sua herança, a que se referirá seu testamento.

O professor de Direito Civil da Faculdade de Direito Esade, Sergio Llebaria Samper, explica que a vontade de Elizabeth não poderá interferir no que será de direito transmitido legalmente à Coroa.

Seu primogênito, que agora será o novo monarca, Charles III, irá herdar o Crown Estate, um negócio imobiliário pertencente à coroa, mas gerido de forma independente, do qual receberá 15% dos lucros. Isso inclui propriedades como fazendas, uma rua comercial, florestas e litorais. Além disso, o Ducado de Lancaster também será passado para o novo rei.

Segundo o portal O Globo, além das propriedades, Charles herdará um salário ao exercer o cargo, que cobrirá custos de viagens, segurança, pessoal e manutenção dos palácios reais. A rainha recebeu 85,9 milhões de libras da subvenção soberana em 2021 (99,10 milhões de euros).

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp