Mundo

Internet vai acabar no mundo? OTAN faz alerta sobre submersíveis russos; confira

Reprodução/YouTube/BBC TV
Organização entende que ação poderia ser uma retaliação russa às nações que apoiam os ucranianos  |   Bnews - Divulgação Reprodução/YouTube/BBC TV

Publicado em 01/07/2023, às 17h28 - Atualizado às 18h14   Cadastrado por Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Desde o incidente envolvendo a implosão da expedição da OceanGate aos destroços do Titanic, no fundo do oceano, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) fez um alerta sobre a possibilidade de a Rússia utilizar submersíveis para sabotar cabos submarinos de conexão de internet. 

Os cabos conectam países em rede de internet e, caso sejam rompidos, a OTAN entende que trata-se de uma retaliação russa às nações que apoiam os ucranianos.

“Existem preocupações crescentes de que a Rússia possa atacar cabos submarinos e outras infraestruturas críticas em um esforço para perturbar a vida ocidental, para ganhar vantagem contra as nações que estão fornecendo segurança à Ucrânia”, declarou David Cattler, secretário-geral para inteligência e segurança da aliança militar.

Segundo ele, existe um risco “persistente e significativo” de ataques da Rússia contra esse tipo de infraestrutura.

“Os russos estão mais ativos neste domínio do que vimos em anos. No total, [os cabos submarinos] carregam cerca de 10 trilhões de dólares americanos em transações financeiras todos os dias, então eles são realmente um pivô econômico”, acrescentou. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp