Mundo
Publicado em 30/12/2024, às 09h04 - Atualizado às 09h05 Yuri Pastori
O presidente suspenso da Coreia do Sul Yoon Suk Yeol é alvo de um mandado de prisão por implementar a lei marcial no país no dia 3 de dezembro. O Escritório de Investigação de Corrupção para Altos Funcionários (CIO, na sigla em inglês) protocolou o pedido no Tribunal Distrital Ocidental de Seul, nesta segunda-feira (30).
A solicitação foi realizada com base em acusações de insurreição e abuso de poder, após Yoon ignorar três intimações para comparecer a um interrogatório, conforme noticiou o portal Metrópoles.
A lei marcial substituia a legislação comum por leis militares, medida que ampliava o poder do Executivo, fechava o Parlamento e restringia o acesso aos direitos civis. Por causa disso, os parlamentares protocolaram um pedido de impeachment contra o presidente.
Clique aqui e inscreva-se no canal do BNews no YouTube!
A defesa do presidente apresentou um parecer ao tribunal argumentando a rejeição do mandado de prisão, já que o CIO não teria autorização para investigar acusações de insurreição. Yoon segue afastado, está proibido de sair do país e aguarda a decisão da Corte Constitucional.
Assista ao programa Se7e da Matina desta segunda-feira (30):
Classificação Indicativa: Livre
som poderoso
Som perfeito
Smartwatch top
Qualidade JBL
iPhone barato