Mundo

Jovem quase fica cego após ser atingido no olho por freio de moto

American Journal of Ophthalmology Case Reports/Reprodução
Bombeiros precisaram cortar freio da moto no local do acidente  |   Bnews - Divulgação American Journal of Ophthalmology Case Reports/Reprodução

Publicado em 10/04/2024, às 18h15   Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

Um jovem de 19 anos quase perdeu a visão após sofrer um acidente de moto e ficar com a alavanca do freio fincada no olho direito. O caso aconteceu na Malásia e foi descrito na revista científica American Journal of Ophthalmology Case Reports.

Os bombeiros precisaram serrar e retirar a alavanca do freio do guidão da motocicleta ainda no local do acidente. O rapaz, que não teve a identidade revelada, foi levado às pressas para o Centro de Pesquisa Oftalmológica da Universiti Malaya, em Kuala Lumpur, com o objeto preso na órbita do olho direito.

A alvanca, de 17 centímetros, estava localizada poucos milímetros à esquerda do globo ocular. A retina do jovem, que é a camada de tecido na parte posterior do olho, que ajuda a enxergar, estava turva e danificada. 

Apesar do susto, o objeto não atingiu a pupila e os nervos oculares, fazendo com que o jovem escapasse por pouco de danos a longo prazo.

O jovem também foi diagnosticado com reflexo oculocardíaco, quando é observada uma queda nos batimentos cardíacos causada por uma pressão nos músculos do olho — ele estava com apenas 48 batimentos por minuto, quando o mínimo considerado normal é de cerca de 60.

Ele passou por uma cirurgia para retirar o freio e o tecido danificado, reparar a pálpebra e parafusar o osso quebrado. Apesar da gravidade do acidente, no retorno de seis meses após o procedimento, ele estava com a visão normal e a retina estava curada. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp