Mundo

Juiz distrital bloqueia decreto de Trump contra políticas de diversidade

RS/Fotos Públicas
Decreto de Donald Trump foi bloqueado nesta segunda-feira (9) por juiz distrital da Califórnia  |   Bnews - Divulgação RS/Fotos Públicas
Redação Bnews

por Redação Bnews

redacao@bnews.com.br

Publicado em 09/06/2025, às 20h48



O juiz distrital Jon Tigar bloqueou nesta segunda-feira (9) o decreto do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump que restringe financiamento e subsídios federais para empresas ou programas que apoiam Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI). As informações são da Associated Press.

Para o magistrado da Califórnia, as ações do presidente inclui ainda ações contra entidades que reconhecem pessoas trans. Ele pontua que o decreto representa “esforço para censurar discursos e serviços constitucionalmente protegidos que promovem DEI e reconhecem a existência de indivíduos transgêneros”.

O juiz fundamentou a decisão dele uma ação movida por entidades como a San Francisco AIDS Foundation, uma ONG que atua para aprimorar os serviços de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. A fundação relata que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, órgão do governo dos EUA, pediu que a ONG encerrasse todos os contratos e atividades que promovessem a “ideologia de gênero” ou programas de diversidade.

“Ele [o presidente Donald Trump] não pode usar fundos aprovados pelo Congresso como armas para suprimir ideias que não gosta ou que considerou perigosas”, escreveu Tigar, na decisão.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)