Mundo

Médico doa seu próprio rim para ex-paciente nos EUA

Ela Fiuza/Agência Brasil
Médico afirma que sempre teve sonho de realizar ação e que ficou feliz por ajudar ex-paciente  |   Bnews - Divulgação Ela Fiuza/Agência Brasil

Publicado em 24/08/2022, às 22h07   Redação BNews



Um médico nefrologista dos Estados Unidos doou um rim para um de seus ex-pacientes em junho. Arjang “Aji” Djamali já desejava praticar o ato, mas antes teve que enfrentar alguns percalços, sendo um deles o tipo sanguíneo.

Médico especializado no tratamento de doenças renais, Djamali sabia que a doação seria ideal para alguém com o seu sangue do tipo B. "Eu queria não apenas 'falar por falar', mas fazer a diferença na vida de alguém com doença renal”, disse Djamali à agência de notícias da rede de Hospitais e Clínicas da Universidade de Wisconsin.

Em 2014, o médico conheceu John Jartz, seu então paciente em um perído em que ele era chefe do centro de transplantes da universidade americana. O profissional recebeu Jartz em seu consultório após o paciente ser  diagnosticado com a doença renal policística, distúrbio hereditário que causa cistos nos rins.

Foi quando ambos se tornaram grandes amigos. Em 2019, quando John estava sendo tratado com outro especialista, ficou claro que ele precisava de um transplante de rim, mas apenas no final de 2021, durante uma conversa, Djamali disse a Jartz que ele que poderia ser seu doador. No último dia 29 de junho, o transplante ocorreu, com sucesso.

“A doação de rim de doadores vivos salva vidas e eu espero que minha experiência sirva de exemplo para outras pessoas", afirmou o médico. Qualquer pessoa, desde que passe por uma avaliação médica, pode se tornar um potencial doador de rim e viver uma vida saudável após o procedimento.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags