Mundo

Morre Archie Battersbee, menino que ficou em coma após fazer desafio online

Foto: Reprodução/ The Sun
Suporte básico de vida de Archie foi desligado este sábado, depois de uma batalha judicial entre o hospital e a família.  |   Bnews - Divulgação Foto: Reprodução/ The Sun

Publicado em 06/08/2022, às 12h39 - Atualizado às 12h39   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Archie Battersbee, o garoto de 12 anos que esteve no centro de uma batalha legal entre seus pais e médicos no Reino Unido, morreu neste sábado (6).

Ele estava em coma após sofrer uma lesão cerebral.  Com danos cerebrais irreversíveis, a família do menino acredita que ele sofreu um acidente após realizar um desafio viral de uma rede social. O caso também ganhou notoriedade por conta da briga judicial dos parentes para tentar impedir que o suporte de vida dele fosse desligado. O tratamento foi finalizado às 12h15, no horário local.

— Ele lutou até o fim. Estou muito orgulhosa de ser a mãe dele — disse a mãe Archie, Hollie Dance, a jornalistas do lado de fora do hospital.

Na segunda-feira, a Justiça do Reino Unido autorizou o desligamento dos aparelhos após os médicos do Hospital Real de Londres alegarem que o tratamento contínuo de suporte à vida não era do interesse do menino.

A família então apresentou propostas ao Supremo Tribunal, Tribunal de Apelação e Tribunal Europeu de Direitos Humanos pedindo que a decisão fosse revogada, mas ela foi mantida. O Supremo Tribunal concluiu que mesmo que o suporte de vida fosse mantido, a criança morreria no decorrer das próximas semanas por falência de órgãos e insuficiência cardíaca.

Os pais pediram em seguida que ele fosse transferido para uma unidade de cuidados paliativos, justificando que ele teria uma "morte natural", mas a Justiça não aceitou a proposta. Especialistas argumentaram que a remoção apenas causaria mais sofrimento e até aceleraria a morte de Archie.

O menino foi encontrado inconsciente na casa dele no dia 7 de abril e estava internado desde então. Ele foi mantido vivo por uma combinação de intervenções, como ventilação e remédios.

Desde o início, os médicos concluíram que ele estava com morte cerebral, mas a família insistiu que o tratamento deveria continuar alegando que o coração do menino ainda estava batendo e que ele segurou a mão da mãe. A equipe responsável garante, porém, que nunca foram registrados sinais vitais desde que o paciente chegou ao hospital.

Hollie acredita que o filho foi vítima do desafio conhecido como "Blackout Challenge", viral na rede social Tik Tok, que consiste em apertar o pescoço até se perder a consciência por falta de oxigênio.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp