Mundo

Mulher nasce com dois úteros e engravida de gêmeos; saiba detalhes

Reprodução/Redes sociais
Mulher descobriu aos 17 anos que tinha dois úteros  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes sociais

Publicado em 15/11/2023, às 16h18   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

Uma mulher que vive no estado do Alabama, nos Estados Unidos, nasceu com dois úteros e teve uma grande surpresa ao descobrir que estava gerando gêmeas, cada uma sendo gestada em um dos úteros.

Kelsey Hatcher, de 32 anos, possui uma condição rara chamada útero didelfo, um problema de má formação embrionária que só foi descoberto aos 17 anos. Com isso, ela tem dois úteros, dois colos uterinos e um canal vaginal apenas, o que permitiu a implantação de um óvulo em cada órgão. Ela já é mãe de outras três crianças, de 7, 4 e 2 anos.

“Sei desde os 17 anos que tenho útero didelfo, o que significa que tenho dois úteros e dois colos do útero. Então, tenho um ovário preso a cada um deles. Sempre me disseram que, se conseguisse engravidar, provavelmente teria um bêbe prematuro ou um aborto espontâneo", disse nas redes sociais. 

A previsão é que Kelsey tenha os bebês no dia do Natal, 25 de dezembro. O médico que acompanha a gestação, Richard Davis, contou à imprensa local que a condião é raríssima, uma chance em um milhão. “A raridade do caso é inclusive o motivo pelo qual não existem especialistas nisso”, afirmou.

Estima-se que 0,3% das mulheres tenham útero didelfo. Geralmente, ele é detectado durante um exame ginecológico de rotina. A anomalia pode causar infertilidade em algumas pacientes: o útero didelfo geralmente é menor e pode restringir o crescimento do feto, aumentando o risco de aborto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp