Saúde

Cirurgiões anunciam primeiro transplante de olho do mundo

Ilustrativa/Pixabay
Transplante de olho foi realizado em ex-militar que sofreu acidente de trabalho  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa/Pixabay

Publicado em 09/11/2023, às 18h38 - Atualizado às 18h39   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

Cirurgiões de Nova York (EUA) anunciaram, nesta quinta-feira (9), realização do primeiro transplante de olho inteiro em um ser humano. Anteriormente, só era feito o transplante de córnea, a camada frontal órgão.

O procedimento, avaliado como um avanço na medicina, foi feito em Aaron James, um militar aposentado de 46 anos do Arkansas (EUA), que sobreviveu a um acidente elétrico de alta tensão durante um trabalho. O lado esquedo de seu rosto, incluindo o nariz, a boca e o olho esquerdo ficaram completamente destruídos.

A cirurgia que durou 21 horas foi feita durante um transplante parcial de face e os cirurgiões estão otimistas mesmo sem o paciente ter recuperado a visão. Ainda assim, o olho esquerdo está saudável, com irrigação sanguínea adequada da retina, que era uma das principais preocupações dos médicos que realizaram o procedimento. James ainda não consegue abrir o olho naturalmente, mas os médicos esperam que ele volte a enxergar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp