Mundo

Naufrágios de duas embarcações deixam migrantes mortos e desaparecidos

Reprodução/Site Expresso das Ilhas
Sobreviventes apontam que o número de pessoas em situação delicada chega a 30  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Site Expresso das Ilhas

Publicado em 06/08/2023, às 10h26   Cadastrado por Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

O desejo de conquistar novo horizonte na vida para um grupo de migrantes virou pesadelo. Dentro de duas embarcações, cerca de 90 pessoas passaram por apuros, entre este sábado (5) e este domingo (6). Isso porque duas embarcações naufragaram na costa da ilha de Lampedusa, na Itália, devido às condições meteorológicas.

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) afirmou, neste domingo (6), que mais de 30 estavam desaparecidos, conforme relatado pelo g1. Do contrário, a Guarda Costeira garantiu que 57 migrantes subsarianos foram resgatados nas últimas horas. Além disso, os corpos de uma mulher e de uma criança, ambos da Costa do Marfim, também foram recolhidos, segundo informações da imprensa portuguesa. 

Esse índice está dentro dos sucessivos desembarques de migrantes que atravessam o Mediterrâneo. Em resumo, grande parte é proveniente da Tunísia. No geral, o centro de acolhimento de Lampedusa tem capacidade para 300 pessoas, mas já possui 2.500. 

O Ministério do Interior italiano, inclusive, tem dados que mostram que 92.000 migrantes desembarcaram nas costas italianas até a última sexta-feira (4). No mesmo período do ano passado, o número era menor que o dobro: aproximadamente 42.640 pessoas. 

Segundo o chefe de polícia de Agrigento, Emanuele Ricifari, os traficantes de pessoas não tomaram conhecimento das previsões meteorológicas que indicavam a presença do mar agitado. "Quem permitiu, ou os forçou, a sair com este mar é um criminoso lunático, sem escrúpulos", declarou à polícia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp