Mundo

Naufrágios de navios deixam ao menos 27 mortos ou desaparecidos

Reprodução
Naufrágios aconteceram na costa da Tunísia, na África  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 09/04/2023, às 12h35   Cadastrado por Marcelo Ramos


FacebookTwitterWhatsApp

O naufrágio de dois navios na costa da Tunísiadeixou ao menos 27 imigrantes mortos ou desaparecidos, no sábado (8). As informações são de um porta-voz do país norte-africano. Vários episódios parecidos foram registrados na região nas últimas semanas. De acordo com a guarda nacional tunisiana, entre janeiro e o final de março 14.406 pessoas foram resgatadas, 13.138 delas da África subsaariana e o restante da Tunísia.

Ao todo, 37 migrantes de países da África subsaariana "saíram da costa em dois barcos e um deles afundou na tarde de sexta-feira (7(", explicou Faouzi Masmoudi, porta-voz do tribunal de Sfax (centro-leste), segundo país cidade.

20 dos passageiros desse barco estão desaparecidos e apenas os "17 que estavam no segundo barco" foram resgatados, completou

Outro barco com mais de 40 migrantes virou na manhã de sábado. Quatro deles foram encontrados mortos "em uma praia ao norte de Sfax" e três estão desaparecidos, enquanto 36 "foram resgatados", afirmou o oficial.

O tribunal quer “encontrar os organizadores destas tentativas de travessia, que os fizeram embarcar nestes barcos de chapa de ferro, sem as condições mínimas de segurança, mas mais baratos de fabricar do que um barco de madeira”, disse Masmoudi.

Pelo menos 100 pessoas morreram afogadas na costa da Tunísia desde o início de março em sete barcos precários de migrantes que viraram tentando chegar à Europa, segundo uma contagem da AFP.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp