Esporte

Saiba quem é o nigeriano que "tomou" cinturão de brasileiro no UFC

stylebender | Instagram
Nigeriano "tomou" cinturão de brasileiro na madruda de hoje  |   Bnews - Divulgação stylebender | Instagram

Publicado em 09/04/2023, às 12h03   Osvaldo Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

O brasileiro Alex Poatan perdeu o cinturão dos médios (até 84kg), no UFC 287, para o nigeriano Israel Adesanya, na madrugada de domingo (09). O atleta, de 33 anos, era o antigo campeão da categoria e perdeu o cinturão justamente para Poatan. Eles são desafetos antigos desde quando lutavam kickboxing.

Mas quem acompanha o mundo das lutas sabe que o nigeriano é um dos mais temidos lutadores do UFC e o mais bem pago atualmente no mundo da luta. Segundo dados da Betway, especializada em apostas no UFC, o profissional recebe cerca de US$ 1milhão por luta. 

Israel Mobolaji Temitayo Odunayo Oluwafemi Owolabi Adesanya chegou ao UFC, em 2017, aos 28 anos. Dono de um dos melhores repertórios de golpes do Ultimate Fighting Championship, Adesanya tem uma formação de kickboxing. Ele estreou no UFC em 2018 e enfileirou adversários. Suas únicas derrotas foram para Jan Blachowicz e para Poatan. O começo meteórico e o desempenho de alto nível (e de alto entretenimento) o colocaram em posição para enfrentar Anderson Silva, que voltava ao octógono após um período de suspensão por conta de doping. Por decisão unânime, Israel Adesanya conquistou, no UFC 236, o Cinturão temporário da categoria. 

O cinturão definitivo veio na luta seguinte. Bateu Robert Whittaker por nocaute no segundo round e enfim unificou o título dos meio-pesados. Teve, até 2020, duas defesas: contra o cubano Yoel Romero e contra o brasileiro Paulo Borrachinha, ambas bem-sucedidas.

A primeira vez que ele conquistou o título do UFC foi em 2019 e no ano seguinte assumiu o terceiro lugar no ranking peso por peso da organização, atrás de Khabib Nurmagomedov e de Jon Jones.

A história conta que Adesanya começou no MMA por acaso e decidiu treinar artes marciais para se defender do bullying sofrido na escola. Com 18 anos, já estava no circuito amador de kickboxing. Na modalidade, Adesanya fez um cartel com 32 vitórias e nenhuma derrota. 

Aliás, foi no kickboxing que surgiu a rivalidade entre Alex Poatan e o nigeriano. Nos dois confrontos anteriores, em 2016 e 2017, o brasileiro levou a melhor sobre o nigeriano. Na primeira luta, um duelo mais equilibrado, decidido pelos juízes por decisão unânime. No ano seguinte, na revanche no Brasil, Alex Poatan venceu por nocaute e obrigou Adesanya a recorrer ao oxigênio em cima do ringue para se recuperar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp