Esporte

Marido de jogadora da Seleção de vôlei acusa Carrefour de racismo; empresa se posiciona

@Fabiclaudino | Instagram
Caso de racismo teria acontecido em uma unidade de Alphaville  |   Bnews - Divulgação @Fabiclaudino | Instagram

Publicado em 09/04/2023, às 10h20   Cadastrado por Osvaldo Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

O marido da jogadora da Seleção Brasileira de vôlei Fabiana Claudino, Vinícius de Paula, utilizou as redes sociais para acusar uma das unidades do Carrefour Brasil de racismo. De acordo com ele, o caso ocorreu em uma loja localizada no Alphaville, São Paulo, na última sexta-feira (7). Vinícius publicou um vídeo ao lado de Fabiana e seu advogado, Hédio, neste sábado. Ele entrará com uma ação contra o Carrefour.

Vinícius contou que foi a um caixa preferencial que estava vazio e não foi atendido pois a funcionária alegou que poderia levar uma multa. Ele se dirigiu a outro caixa e, enquanto esperava, viu uma cliente branca ser atendida no caixa preferencial.

"Ninguém soube explicar, mas eu sei o que aconteceu. Sei o que senti. Se o Carrefour não fosse uma empresa com histórico racista, eu ia dizer que foi simplesmente uma situação não comum", disse Vinícius, que comentou que esta é mais uma situação "lamentável com o Carrefour Brasil".

O advogado disse no vídeo que o "Carrefour é uma empresa que não aprende e não esquece nada. Uma empresa que mata negro, que humilha, que ultraja, que constrange. O que o Vinicius passou ontem é crime, está absolutamente traumatizado do ponto de vista emocional e psíquico. Pelo jeito, o Carrefour não implantou nenhum programa significativo, substantivo. Dessa vez, isso não vai passar impune".

Em nota, a empresa esclareceu que a atitude foi de uma funcionária que estava em período de experiência e foi prontamente afastadas das atividades. "O Carrefour informa que às 15h do dia 07/04 o Sr. Vinicius teve o atendimento recusado por uma operadora de caixa na fila preferencial, sem justificativa. A colaboradora, que estava em período de experiência, foi imediatamente afastada pela gerência e desligada no mesmo dia. Acolhemos o cliente no mesmo momento, tendo seguido em contato com ele desde então - e continuamos abertos ao diálogo. Lamentamos profundamente a dor causada ao Sr. Vinicius e sua família. Nossa política é de tolerância zero contra qualquer tipo de comportamento desrespeitoso, além de promover esforços constantes na conscientização dos nossos colaboradores".

"Nos últimos dois anos o Carrefour assumiu a responsabilidade de fazer uma transformação de dentro para fora no combate ao racismo estrutural no país, com investimento de mais de R$ 115 milhões, com maior foco na área de educação. Todos os nossos colaboradores são constantemente capacitados para uma postura antirracista e recentemente firmamos uma parceria com a Faculdade Zumbi dos Palmares para criação do primeiro curso de nível superior para formação de profissionais na área de segurança visando combater o racismo", finaliza o comunicado. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp