Mundo

Otan tem condição para entrar na Guerra contra a Rússia; entenda

Reprodução/Twitter Defence of Ukraine @DefenceU
Presidente da Polônia explicou um motivo que pode fazer Otan atacar russos  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter Defence of Ukraine @DefenceU

Publicado em 13/03/2022, às 13h51   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Presidente da Polônjia, Andrzej Duda afirmou que o uso de armas químicas por parte da Rússia contra a Ucrânia pode fazer com que a Otan reconsidere sua atual postura de não fazer intervenção militar no conflito.

Segundo Duda, em entrevista à BBC, o uso de armas químicas pelas tropas de Vladimir Putin representa o que ele classificou como uma mudança no jogo.

“Se me perguntarem se Putin pode usar armas químicas, acho que Putin pode usar qualquer coisa agora, especialmente quando está nesta situação difícil”, afirmou. “Todos esperamos que ele não se atreva a fazer isso. Mas se ele usar armas de destruição em massa, isso seria uma mudança no jogo”, explicou o presidente polonês.

Ainda segundo Duda, nesse contexto a Otan teria que sentar à mesa porque o uso de armas químicas é perigoso não apenas para a Europa, mas para o mundo inteiro.

A Rússia convocou uma reunião especial de emergência do Conselho de Segurança da ONU na sexta-feira (11) para discutir suas reivindicações que a Ucrânia planeia desenvolver armas biológicas.

Leia mais:Brasil não tem como ficar 'imune' a conflito na Ucrânia, prevê ex-vice-presidente do Banco Mundial
ONU pede que países ajudem vítimas da guerra na Ucrânia
Ex-Bahia, Edson revela como conseguiu deixar a Ucrânia

Acusações que foram descartadas pela Ucrânia e pelos EUA como uma "bandeira falsa" - uma alegação destinada a justificar o possível uso pela própria Rússia de uma arma química contra cidades na Ucrânia, tentando depois imputar essa ação aos opositores.

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, afirmou, no início do mês, que os 30 países que integram a aliança militar multinacional condenam o ataque russo à Ucrânia, mas que a organização não enviará tropas para lutar ao lado das forças de resistência ucranianas. A Ucrânia não faz parte da Otan, embora seja considerada um país-parceiro e, há anos, venha sinalizando a intenção de participar da aliança – movimento combatido pelo governo russo, que teme o aumento da influência dos Estados Unidos no leste europeu.

“Os [países] aliados da Otan fornecem diferentes tipos de apoio militar [ao governo ucraniano]: material, armas antitanque, sistemas de defesa aérea e outros tipos de equipamento militar, além de ajuda humanitária e também apoio financeiro, mas a Otan não deve fazer parte do conflito e não enviará tropas ou aviões para a Ucrânia”, disse o secretário-geral na ocasião.

Stoltenberg disse que o presidente russo Vladimir Putin “destruiu a paz na Europa” ao atacar a Ucrânia de forma “inaceitável”.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp