Mundo
Publicado em 02/02/2025, às 10h59 - Atualizado às 11h00 Maurício Viana
O Papa Francisco fez um apelo aos jovens ucranianos durante uma conferência com 250 jovens do mundo todo, incluindo alguns da Ucrânia oriundos de Kiev, capital do país. A videoconferência ocorreu no sábado (1°).
O encontro ocorreu na Catedral da Ressureição e foi classificado como "o primeiro encontro da história entre o Papa de Roma e os jovens ucranianos" pelo Arcebispo Sviatoslav Shevchuk.
Em seu discurso, o Papa fez uma exortação para que o povo ucraniano continue amando seu país e tendo o senso de permanecer patriota. Ele também fez um apelo para que os eles perdoem e não optem pela vingança.
"Recordem os heróis que deram a vida pelo vosso país. A vossa pátria está ferida pela guerra, mas amem-na", disse o pontífice.
Francisco também encorajou os jovens a buscarem pela fé nos momentos de necessidade e adversidade. Ao ouvir relatos dos presentes no local, ele também falou sobre a destruição que as guerras trazem.
"A guerra traz a fome. Todas as noites telefono para a paróquia de Gaza e dizem-me que muitas vezes passam fome. A guerra não causa apenas fome - ela mata", contou o Papa, que encerrou reafirmando o compromisso dos jovens em amar sua pátria em momentos de maior necessidade.
"Todos os jovens têm uma missão: Em tempos difíceis, os jovens devem levar por diante 'o espírito da pátria'", alerta o Papa.
Cerca de 72% dos ucranianos são cristãos ortodoxos e cerca de 9% são católicos, de acordo com inquérito realizado pelo Instituto Internacional de Sociologia de Kiev em 2022.
Classificação Indicativa: Livre
som poderoso
Lançamento com desconto
Aparelho top
Super desconto
Fone com Alexa