Mundo

Papa pede diálogo para acabar com tumultos no Cazaquistão

Reprodução/Franco Origlia
Movimentações no país tiveram início no último domingo (2) após subida do preço do gás  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Franco Origlia

Publicado em 09/01/2022, às 17h11   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O papa Francisco manifestou neste domingo (9) pesar pelas vítimas dos tumultos no Cazaquistão e apelou ao "diálogo" e à "justiça" para que a "harmonia social" volte ao país. "Soube, com dor, que houve vítimas nos protestos registrados nos últimos dias no Cazaquistão", disse o papa.

A declaração, segundo a agência RTP, foi feita durante a oração semanal do Angelus, perante fiéis na Praça de São Pedro. Em sua mensagem, o pontífice disse esperar que se possa "regressar à paz social o mais depressa possível, por meio da procura pelo diálogo, a justiça social e o bem comum".

O pontífice disse ainda que confiou "a proteção do povo cazaquistanês à virgem, rainha da paz de Oziornoje", e que reza pelas vítimas e pelas suas famílias. Dezenas de pessoas, incluindo 18 policiais, perderam a vida durante a maior onda de protestos no Cazaquistão desde a sua independência.

As movimentações, segundo a publicação, tiveram início no último domingo (2) nas províncias, após subida do preço do gás, antes de se espalharem pelas grandes cidades, especialmente Almaty, a capital econômica do Cazaquistão, onde as manifestações se transformaram em tumultos contra o regime.

A agência de notícias russa Sputnik informou, citando o Ministério da Saúde do Cazaquistão, que um total de 164 pessoas, incluindo duas crianças, foram mortas no Cazaquistão na semana passada.

O presidente Kassym Jomart Tokayev anunciou que um dia nacional de luto aconteceria na próxima segunda-feira (10) para homenagear os mortos nos protestos.

Nas celebrações deste domingo , o papa destacou a importância do batismo, sacramento pelo qual se concede "identidade cristã", que deve ser "protegida todos os dias". Na ocasião, o papa batizou 16 crianças na Capela Sistina.A cerimônia comemora o batismo de Jesus nas águas do Rio Jordão.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp