Mundo

Parlamentar denuncia tropas russas por estuprar e engravidar ucranianas

Reprodução
Kira Rudyk disse que a violência sexual vem sendo usada como arma de guerra e que algumas mulheres estão grávidas  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 14/04/2022, às 12h31 - Atualizado às 12h54   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A deputada Kira Rudyk, do parlamento da Ucrânia, denuncia a violência sexual realizada pelos soldados russos como forma de humilhar os ucranianos, nesta quarta-feira (13). As declarações foram dadas em entrevista à rede de televisão CBS.

“O estupro é usado como uma ferramenta de guerra na Ucrânia para quebrar nossos espíritos, nos humilhar e nos mostrar que podemos ser impotentes para proteger nossas mulheres e crianças e seus corpos”, disse. “Está acontecendo sistematicamente nos territórios ocupados”, acrescentou a deputada.

De acordo com o portal O Globo, os relatos de estupros começaram a surgir após a retirada das tropas russas da região de Kiev, capital da Ucrânia. As vítimas descreveram os abusos para autoridades locais e entidades de direitos humanos.

Leia mais:

Biden acusa Rússia de genocídio na Guerra da Ucrânia

Brasil concede 74 vistos para ucranianos em março

Corpos de 132 pessoas são encontrados em valas comuns com “sinais de tortura”, diz Kiev

“No início, estávamos trabalhando para garantir que as mulheres estivessem seguras e recebessem ajuda médica. E posso dizer que algumas delas estão realmente grávidas de soldados russos que as estupraram”, denuncia. 

A expectativa da deputada é que as denúncias cheguem à justiça, por isso ela tem trabalhado para reunir evidências e depoimentos das vítimas dos atos praticados pelas tropas russas.
Kira esteve em Bucha após a saída das tropas russas. Durante a visita, ela recolheu registros telefônicos e documentos deixados para trás pelos invasores. Com esses dados, a parlamentar espera chegar aos nomes e sobrenomes dos soldados que abusaram sexualmente das ucranianas.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp