Mundo

Pesquisadores divulgam registro raro de sexo entre baleias-jubarte macho; veja

Reprodução/Redes sociais @pacificwhalefoundation
Segundo pesquisadores, sexo entre baleias-jubarte é incomum, o que impressionou a ciência  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes sociais @pacificwhalefoundation

Publicado em 29/02/2024, às 17h23 - Atualizado às 17h24   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

Pela primeira vez na história, pesquisadores conseguiram captar imagens de baleias-jubarte fazendo sexo. Acontece que, após análises, foi possível identificar que os dois animais eram machos adultos. O registro foi publicado na última terça-feira (27) pela revista científica Marine Mammal Science.

No momento do clique, feito em janeiro de 2022, as baleias se aproximaram do barco dos pesquisadores, na ilha de Maui, no Havaí. 

Conforme relatos, os animais interagiam entre si e circularam a embarcação, que estava com os motores desligados. Elas estavam a cerca de 5 metros da superfície, o que permitiu que os pesquisadores pudessem observá-las por, aproximadamente, 30 minutos.

Após determinado tempo, uma das jubartes se aproximou da outra e a penetrou por trás. Segundo o registro, cada penetração teve duração de cerca de dois minutos.

De acordo com uma publicação da Pacific Whale Foundation, responsável por financiar o estudo de Stephanie Stack, autora da pesquisa, o registro de penetração entre machos de baleias-jubarte é raro, apesar de anos observando a espécie.

“Embora esta seja a primeira vez que foi relatado para baleias-jubartes, o comportamento homossexual é comum no reino animal e bem documentado para muitas espécies de cetáceos [mamíferos aquáticos]. A primeira atividade sexual documentada entre baleias-jubartes acrescenta detalhes e conhecimentos valiosos para a nossa compreensão dessas magníficas criaturas, oferecendo novos insights sobre o comportamento reprodutivo desta espécie”, diz o comunicado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp