Mundo

Planeta fora do sistema solar tem atmosfera semelhante a Terra

Divulgação Record  TV
O exoplaneta WASP-189b, a 322 anos-luz, tem substâncias que se assemelham às camadas atmosféricas do nosso planeta  |   Bnews - Divulgação Divulgação Record TV

Publicado em 29/01/2022, às 12h20   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma equipe internacional de cientistas que incluem as Universidade de Lund, da Universidade de Berna, da Universidade de Genebra, e do Centro Nacional de Competência em Pesquisa (NCCR) PlanetS, estudando um planetas fora do Sistema Solar, descobriu que as camadas da atmosfera do "exoplaneta" também pode ter níveis distintos, assim como a Terra.

Leia mais:

Segundo informações da revista Nature Astronomy, vale lembrar que, na Terra, a atmosfera não é uniforme e cada parte consiste em camadas distintas, com características únicas.

Por exemplo, o nível mais baixo que se estende desde o nível do mar além dos picos mais altos das montanhas, se chama troposfera e contém a maior parte do vapor de água é a que contém a famosa camada de ozônio que nos protege da nociva radiação ultravioleta do Sol.

As primeiras observações foram feitas em 2020 com o telescópio espacial CHEOPS, da Agência Espacial Europeia. As mais recentes investigações utilizaram o espectrógrafo HARPS do Observatório de La Silla, no Chile, e os resultados deste planeta quente, semelhante a Júpiter, podem ajudar os astrônomos a entender as complexidades de muitos outros exoplanetas.

Leia também:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp