Mundo

Presidente turco abre conversa com Finlândia e Suécia sobre entrada dos dois países na Otan

Reprodução/CNN Türk
Turquia barrou ingresso de ambos na organização militar  |   Bnews - Divulgação Reprodução/CNN Türk

Publicado em 21/05/2022, às 14h33   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Turquia, Tayip Erdogan, falou neste sábado (21) por telefone com líderes da Finlândia e da Sucécia sobre a entrada dos dois países na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Ambos entregaram oficialmente a candidatura para entrada na aliança nesta semana, mas a Turquia, integrante da organização, declarou que vai barrar as novas adesões em protesto contra países nórdicos, acusados por ela de abrigar terroristas turcos.

A negativa pegou de surpresa os outros integrantes da Otan, que tinham a expectativa de adiantar o processo para garantir à Finlândia e à Suécia mais segurança contra ameaças da Rússia. O governo turco afirmou que Erdogan disse à primeira-ministra da Suécia, Magdalena Andersson, esperar passos concretos sobre suas preocupações.

Leia também:

Durante o diálogo, o mandatário pediu ainda o fim de um embargo comum imposto à Turquia em 2019 após uma incursão do país na Síria. De acordo com o governo sueco, Andersson respondeu que as conversas estão abertas, principalmente sobre a questão do terrorismo.

Na ligação com a Finlândia, o presidente do país, Sauli Niinistö, disse que teve uma conversa "aberta e direta" com Erdogan e também que "o diálogo continua".

"Apontei a ele que, como membros da Otan, a Finlândia e a Suécia se comprometerão com a segurança de todos os integrantes, e a nossa relação vai crescer e se fortalecer. A Finlândia condena o terrorismo em todas as suas formas e manifestações", declarou.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp