Mundo

Vídeo: Protesto deixa água da Fontana di Trevi, em Roma, repleta de manchas pretas

Reprodução/Vídeo
O protesto contra mudanças climáticas foi realizado neste domingo (21)  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Vídeo

Publicado em 21/05/2023, às 15h26   Cadastrado por Beatriz Araújo


FacebookTwitterWhatsApp

Um protesto realizado na Fontana di Trevi, em Roma, neste domingo (21), deixou as águas cristalinas do local repleta de manchas pretas. A manifestação foi realizada por sete jovens ativistas que protestavam contra as mudanças climáticas. Na ocasião, o grupo intitulado "Ultima Generazione" jogou carvão diluído na água para deixá-la escura.

Imagens mostram o momento em que os manifestantes erguem cartazes afirmando que “não pagarão por combustíveis fósseis" e que "o país está morrendo". Os jovens foram contidos por policiais uniformizados que precisaram entrar na água para retirar os ativistas do ponto turístico.

Além de curiosos, turistas também presenciaram a ação. Vale lembrar que, conforme a tradição, os visitantes costumam jogar moedas na famosa Fontana di Trevi do século 18 para garantir que um dia retornarão a Roma.

Assista:

Outra reinvindicação dos ativistas é o fim dos subsídios públicos aos combustíveis fósseis. Por meio de comunicado, o grupo vinculou os protestos às inundações mortais na região de Emilia-Romagna, no norte da Itália, registradas nos últimos dias. Além disso, os manifestantes afirmam que uma em cada quatro casas na Itália podem sofrer inundação nos próximos dias.

A ação dos ativistas foi condenada pelo prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, que considerou o ato como mais uma série de violações a obras de arte na Itália. "Basta desses ataques absurdos ao nosso patrimônio artístico", escreveu o político no Twitter.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp