Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: menino de ouro na administração municipal e o Acimentinho

Publicado em 15/10/2015, às 06h30   Editoria de Política (Twitter: @BocaoPolitica)



Menino de Ouro
Um menino de ouro está ganhando o coração de alguns servidores que descrevem um jovem talento da administração municipal. Ele é conhecido, não só pelas atribuições do cargo que exerce, mas por tudo que faz “virar ouro”. Pessoas próximas fazem uma alusão ao filme “O rapto do menino de ouro”. Muitos empresários e políticos têm o procurado durante o árduo expediente diário para solucionar os perrengues da cidade. O toque de ouro é dado nas situações mais diversas que se possa imaginar do processo administrativo. Há aqueles que dizem que “se for possível ele faz chover até diamantes”.
Neto sabia
Vinte dias antes da denúncia contra o ex-secretário de Gestão, Alexandre Paupério, estourar na imprensa, o prefeito ACM Neto soube da situação. Ficou sabendo que servidores da secretaria de Educação estavam sendo ouvidos pelo Ministério Público. Segundo fontes do Bocão News, o que deixou Neto mais estressado com a situação foi a omissão dos fatos por parte de Paupério quando convidado para assumir uma das pastas mais importantes. Há quem diga também que faltou à gestão do demista uma espécie de 'inteligência' que pudesse investigar a vida pregressa dos secretários. Apesar de Neto ter optado pela demissão de Paupério, oficialmente o secretário pediu seu afastamento da administração 21 dias após as denúncias ganharem a imprensa. Ele foi denunciado à Justiça por ter supostamente participado de esquema que desviou R$ 40 milhões da Secult entre 2009 e 2012. 
Sem entender
E por falar em ACM Neto, muita gente ainda continua sem entender o que é que a Hap Vida tem a ver com o Reveillon de Salvador. Como todos já sabem, a administradora de plano de saúde é uma das patrocinadoras da festa de luxo do fim do ano da capital baiana, que diga-se de passagem, jogou duro na programação. Ah, mas é claro, depois que ganhou o contrato para administrar o plano de saúde dos servidores da prefeitura de Salvador, deu um mimo ao prefeito e aos soteropolitanos.
Pegou mal
Apesar de a prefeitura de Salvador negar parceria com a Salvador Destination para a elaboração de um filme institucional de cunho promocional da capital baiana, a vereadora Vânia Galvão (PT), presidente da Comissão de Reparação da Câmara Municipal, lembrou que, em julho, a gestão soteropolitana publicou no Diário Oficial do Município o patrocínio à empresa, no valor de R$ 450 mil. No vídeo com a proposta de atrair turistas, Salvador é ilustrada em imagens convidativas, mas, para internautas, tudo não passa de propaganda. A petista ressalta que os “poucos negros inclusos na peça, apenas estão batendo tambor ou jogando capoeira. O produto audiovisual não coloca nenhum negro como turista”, evidencia. A edil, além de apoiar as reações contrárias nas redes sociais, exige uma reparação do Executivo que, mesmo com logomarca na campanha, já avisou: “não tem nada a ver com a prefeitura”.
Acimentinho
Depois de ganhar o nome de "Pintinho Amarelinho" na coluna da semana passada, o prefeito ACM Neto (DEM), pelas redes sociais, tem um novo apelido: Acimentinho. Êta prefeito que gosta de passar o cimento e concreto na cidade! Dizem que Neto retou com as publicações. As montagens criticam o fato do prefeito, com suas obras, passar por cima das ornamentações atuais e acinzentar a cidade toda. Dão como maior exemplo como ficou a Barra: no papel era uma coisa e na ação ficou outra.
Conversa de baixinhos
O deputado Marcell Moraes (PV) andava preocupado às tantas de peso que o PV ficaria com o ingresso do vereador Henrique Carballal. Motivo? O projeto de lançar sua irmã candidata a vereadora e assim suprir a lacuna que lhe foi deixada quando assumiu o posto de deputado estadual. Parece que o assunto foi pacificado. Nesta semana, o verde compartilhou a foto da sua parente, Marcele Moares, com ele e o prefeito ACM Neto (DEM). O martelo foi batido e as más línguas não perdoam: "foi um papo de baixinhos". Vamos ver agora as estaturas nas urnas, o democrata e o verde tiveram grandes votações, resta ver a neoverde em ação em 2016.
"Beija mão"
Os deputados opositores da Assembleia Legislativa, religiosamente, foram "beijar a mão" do prefeito ACM Neto (DEM) quando este chegou na Assembleia Legislativa da Bahia nesta quarta-feira (14). O democrata junto com o presidente da Casa, deputado Marcelo Nilo (sem partido), participaram da aula inaugural do curso de Direito Eleitoral, coordenado pelo advogado dos políticos Ademir Ismerim e Isaac Newton. Todos foram "tietar" o atual chefe do Palácio Thomé de Souza que foi recebido pelo chefe do legislativo no Palácio Luis Eduardo Magalhães (nome do tio de Neto que foi presidente da Casa). De palácio em palácio parecia até um "príncipe". Os deputados, todos, foram no intuito de demonstrar unidade em torno daquele que, um dia, quiçá, venha tomar o posto de Rui Costa em outro Palácio: o de Ondina.
Coração burocrático
A deputada Fabíola Mansur (PSB) nunca é uma das primeiras a chegar em eventos na Alba, mas sempre é a última a querer falar, principalmente depois que todos os assuntos já foram batidos e debatidos. Desta vez o alvo foi o secretário da Fazenda, Manoel Vitório, que foi à Comissão de Finanças e Orçamento da Alba, colegiado que a deputada nem suplente é, mas, como sempre faz, fez questão de marcar presença. Durante a análise minuciosa que fez do relatório fiscal do 2º quadrimestre das contas do governo, a deputada ouviu Vitório citar na sua explanação que a sua função o obrigava a ser um “burocrata”. Com a expressão guardada na mente, Fabíola tentou sensibilizar o secretário para que liberasse mais recursos para a cultura no estado. “Amoleça um pouquinho esse seu coração burocrático, secretário”, disse a socialista, para espanto e risos de canto de boca dos colegas.
Nova casa
E Paulo Maracajá pode ter uma nova casa. Assim como adiantou o Bocão News, o ex-presidente do Tribunal de Contas dos Municípios e ex-dirigente do Esporte Clube Bahia, que está de conversas com lideranças democratas para ingressar na sigla, pode ter um novo destino, o Solidariedade. Tudo depende das arrumações do prefeito de Salvador. A intenção de Maracajá é disputar uma das 43 cadeiras do legislativo soteropolitano. A data de filiação ainda não foi definida, mas as negociações estão de vento em popa com a bancada municipal.  
Lúcio, O Gordo
Mesmo com o feriadão propício ao descanso teve deputado federal que revelou, em redes sociais, uma “canseira” nas pernas. O “Jô Soares baiano”, Lúcio Vieira Lima (PMDB), autointitulado “O Gordo”, resolveu brincar com a paralisação dos bancários, iniciada dia 6, e fez um trocadilho daqueles. Postou imagem na qual um banco de praça pede para que ninguém sente-se no equipamento, que decretou greve. O parlamentar poderia aproveitar que está em pé e fazer um bom programa: dar uma corridinha daqui até Brasília para entrar em forma. O caminho entre a Bahia e a capital federal não é fácil, nobre deputado, mas os membros inferiores agradecem.
Bafômetro?
E por falar em Lúcio, durante a visita em São Sebastião do Passé, o pessoal começou a falar que o padre, antes da missa, mandou fazer o teste do bafômetro no deputado. Só reza na missa quem está sóbrio. Brincadeiras a parte, o próprio deputado, sarrista que só, postou a foto em suas redes fazendo a brincadeira. Na ilusão de ótica da foto, a entrevista a um repórter de uma rádio local resultou no sentido dúbio da interpretação da imagem. 
Cuca fresca
E não é que o vereador Hilton Coelho (PSOL), na semana passada, foi flagrado, mostrando seus dotes físicos, descansando em uma das praias da Linha Verde? Oh, a julgar pela marcação cerrada do pessolista nas audiências do PDDU, merecia esfriar a cuca para o que está por vir na Câmara de Vereadores: votação de ITIV, chegada do PDDU e da LOUOS e etc.
Pedala, ‘Sabike’
De paraquedas – de novo! – na Câmara Municipal de Salvador, o vereador Sabá (PV) quer pongar na garupa de outro veículo para chamar a atenção. O ex-republicano, que era suplente de Tia Eron (PRB) no Legislativo soteropolitano, pretende, agora, criar um curso de capacitação para ciclistas. Sem nenhum projeto de relevância aprovado em oito meses de mandato, o edil bem que poderia dar o exemplo e mostrar a carteirinha de sua “bike-escola” – se a tivesse, claro! A julgar pelo botão do paletó, provavelmente, “Sabike” não deve ter pique para encarar as ladeiras da capital baiana em cima de um veículo de propulsão humana. É melhor começar devagar, em casa, numa dessas ergométricas para ver se “ganha o mundo sem sair do lugar”.
Vida de vereador
Enquanto toca a vida no comando da Limpurb, Tiago Correia (PTN) não se desvencilha da vida de vereador, cargo do qual se encontra licenciado para ocupar a presidência da empresa de limpeza urbana. Nesse final de semana do feriadão do Dia das Crianças, ocorreu na Ilha de Maré um campeonato de futebol da comunidade local e lá estava uma faixa do 'vereador': "O campeonato da Ilha de Maré agradece o apoio do vereador Tiago Correia e do prefeito ACM Neto". Ora, ele não deixou o posto de vereador quando assumiu a responsabilidade de gerir a limpeza da cidade? É a necessidade de visibilidade e de ser lembrado nas urnas na eleição de 2016 justificando os meios.
Rui é Pop
O sobrenome de Rui Costa não é correria à toa. Diferente do prefeito ACM Neto (DEM) que esteve em uma audiência com o Papa Francisco, mas teve que postar uma selfie de longe, o governador não só conseguiu cumprimentar o religioso como o presenteou com uma imagem de São Francisco de Assis e um "santinho" de Irmã Dulce. Ainda fez um pedido: o chamou para visitar as Obras Sociais que recebe o nome do Anjo Bom da Bahia. Tá é com moral...
Só no ponto
E por falar em Rui, a orelha do baiano deve ter ficado doendo. Motivo? Toda foto que o petista aparecia era com um ponto pendurado para ouvir a tradução dos "gringos". Pelo menos, Rui Correria foi esperto e tratou de não ousar, como fez "tia Dilma Rousseff" nas coletivas da ONU, no EUA, que acabou se embaralhando no inglês.
Sem saída
A pulverização com diversas campanhas é mesmo a única saída do governo Rui Costa pra fazer frente ao prefeito ACM Neto que tentará a reeleição em 2016. Segundo secretário de Estado ouvido pelo site, dentro do PT é cada vez mais improvável que surja um nome que tenha musculatura para rivalizar com o demista. Sobre Walter Pinheiro, o mesmo secretário desdenha do poder de fogo do senador. Para ele, em dois tempos, Neto acabaria com discurso do ainda petista que, embora dentro do partido, vira e mexe faz duras críticas à legenda e banca o opositor a cambaleante Dilma Rousseff. Pinheiro também não é bem visto pelo ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, nem tampouco a Rui Costa.
Paraíso fiscal
Exatamente em meio ao furacão que Brasília se transformou por conta da possibilidade de abertura do processo de impeachment contra Dilma Rousseff, um fato chamou a atenção. O deputado federal baiano pelo DEM, Cláudio Cajado, se encontrava nessa terça-feira (13) na Suíça participando de uma agenda representando a Câmara Federal. Coincidência ou não, Cajado é procurador do Legislativo Federal e sua atribuição é "defender a Câmara dos Deputados, seus órgãos e seus integrantes no exercício do mandato ou de suas funções institucionais, quando atingidos em sua honra ou imagem perante a sociedade". Resta saber se a missão especial tem alguma relação com a denúncia de que Eduardo Cunha, presidente da Câmara, possui contas exatamente no paraíso fiscal suíço.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp