Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder Especial: confira as notas de destaque da coluna em 2015

Publicado em 31/12/2015, às 10h50   Editoria de Política (@BocaoPolitica)


FacebookTwitterWhatsApp

A Coluna Na Sombra do Poder estreou no dia 5 de fevereiro e ao longo do ano se consolidou como uma das principais fontes de informações dos bastidores da política no estado e nos municípios do interior.

Ao longo das 47 edições, veiculadas sempre às quintas-feiras a Na Sombra do Poder revelou segredos e informou com um conteúdo marcado pela irreverência.

A 48ª edição da coluna, o Bocão News traz para os leitores um compilado especial das notas que mais repercutiram no mundo político durante todo o ano de 2015.

Logo na segunda edição da coluna, no dia 19 de fevereiro, enquanto ainda ecoava o “Tudo Nosso, Nada Deles”, de Igor Kannário, a Na Sombra do Poder usou o hit para falar das negociações entre ACM Neto e o PTB baiano.

Tudo Nosso, Nada Deles I

O prefeito ACM Neto não quis comentar sobre política durante o Carnaval. Afirmou que só falaria sobre após a Quarta-feira de Cinzas. Mas, o que se via e ouvia nas conversas de pé de ouvido eram os acordos para quem faria parte da base do prefeito. O PTB continua sendo o alvo. Enquanto o deputado federal Antônio Brito dizia que o partido não tinha conversado com o gestor soteropolitano, seu pai, o vereador Edvaldo Brito, ia por outro caminho. Disse à reportagem do Bocão News que o caminho para o diálogo estava aberto. Já o prefeito, preferiu limitar-se a dizer que a amizade é forte. “Sou amigo do PTB”.

Além do Bocão News ter noticiado em primeira mão o nome do novo presidente da Embasa, no dia 4 de abril, a coluna revelou o que estava por trás da escolhe do novo gestor.

Amaciando o ego

Apesar de ser propagado que o novo presidente da Embasa foi uma indicação de Marcelo Nilo, a história que se ouve nos corredores da Governadoria é de que Rogério Cedraz foi uma escolha única e exclusiva do governador Rui Costa, que preferiu um perfil técnico para tocar a empresa pública. Para amaciar o ego de Nilo, Rui informou que a decisão foi “compartilhada” com Marcelo Nilo, após descartar os dois nomes indicados por ele: Marcos Presídio e Gervásio Carvalho. Como Cedraz é afilhado do governador, Nilo não detém nenhuma influência na Embasa, inclusive, Rui jogou para o conselho formado por acionistas a responsabilidade de indicar as cobiçadas diretorias regionais espalhadas pelo interior.

O mês de maio foi marcado pela primeira grande preocupação para o prefeito ACM: a época das chuvas e os deslizamentos de terra que vitimaram moradores da capital. Na Sombra do Poder anunciou o fim do céu de brigadeiro no dia 21 de maio.

ACM Neto no céu de brigadeiro até….

Até o dia 28 de abril, quando as chuvas fizeram logo as primeiras vítimas que moravam nas encostas em San Martin e Bom Juá, o prefeito ACM Neto e seu staff comemoravam a altíssima popularidade do residente do Palácio Thomé de Souza. Quase 90% dos pesquisados diziam que a administração de Neto era boa ou ótima. Nesses quase trintas dias, nenhum outro levantamento foi feito, mas há quem acredite que ele não estará mais voando em céu de brigadeiro. Além das baixas humanas – o que é inadmissível –, há quem tema que a popularidade dele tenha caído.

A quarta reprovação consecutiva das contas de João Henrique também foi antecipada pela Na Sombra do Poder de 5 de junho.

É tetra!

Já se fala nos bastidores da Câmara que os vereadores estão ansiosamente no aguardo da colocação na pauta da Ordem do Dia para a apreciação das contas do ex-prefeito de Salvador, João Henrique, referente ao exercício de 2012. O processo de votação pode acontecer ainda este mês, conforme declarou o presidente da Casa, Paulo Câmara (PSDB). JH teve três contas rejeitas e poderá emplacar a quarta. Caso consiga a façanha, adversários e inimigos adquiridos nos últimos oito anos, deverão soltar gravações dos gritos de Galvão Bueno quando a seleção brasileira venceu o seu quarto título mundial: "É tetra, é tetraaaaa".

Umas das notas que mais repercutiram no ano foi a tal da galha rosa na Câmara Municipal de Salvador. Também em junho, assessores e alguns desavisados ficaram indóceis para descobrir quem seria  o edil que tomou para si a indesejada indumentária.

Galha rosa

Além do misterioso e religioso vereador, também nos corredores da Câmara soteropolitana, circulam homéricas gozações a uma história apelidada de “Galha Rosa”. Um caso de infidelidade envolvendo a esposa de um importante servidor do Legislativo e outra mulher virou motivo de gargalhadas entre vereadores e funcionários da Câmara. Brincam que porque o esposo é bastante ‘liberal’ e não ficará surpreso quando souber do adultério homoafetivo. 

Na edição seguinte da coluna, pegou mal uma declaração  do vereador de Salvador Antônio Mário (PSB). O socialista, após a veiculação da nota, jurou que a intenção não era ser machista, mas...

Sai feminismo entra machismo

Após a reunião da Comissão de Constituição e Justiça desta semana, na Câmara de Salvador, declarações feitas pelo vereador Antônio Mário (PSB) assustaram vereadores e irritaram assessores dos edis, principalmente as mulheres. O socialista, que substitui a feminista Fabíola Mansur na Casa, afirmou que o homem tem que ter duas mulheres. “A mulher fica menstruada e grávida. Nesse período, como a gente fica? Temos que ter uma reserva para essas horas”. O comentário deixou as assessoras dos outros edis indignadas e o vereador Silvio Humberto, presidente do colegiado, insatisfeito com o que foi falado, deu as costas e se retirou da sala.

Não teve para ninguém. A amiga número 1 da coluna Na Sombra do Poder em 2015 foi, sem dúvidas, Célia Sacramento. Com as pérolas nos eventos da prefeitura, a vice-prefeita marcou presença em várias edições da coluna. No dia 13 de agosto, Na Sombra do Poder veiculou mais um discurso um tanto confuso.

Discursos a lá Dilma

A vice-prefeita Célia Sacramento sempre chama a atenção em eventos que participa seja pelas suas declarações, seja pelo seu comportamento. Nesta semana, fez um discurso na Câmara de Salvador que provocou uma gozação só. Célia tentando parafrasear a música “Dom de Iludir”, de Caetano Veloso, largou a seguinte pérola: “só quem sabe a dor e a delícia de ser quem é, é quem é”, afirmou, referindo-se aos preconceitos com os negros.

Antes mesmo da prisão do pré-candidato a prefeito em Camaçari, Antonio Elinaldo, o Bocão News revelou, através da coluna, bastidores da guerra política no municípi da Região Metropolitana no dia 24 de setembro.

Ânimos exaltados I

Já que o PMDB abriu mão da candidatura em Salvador, a legenda vai com tudo para o interior do estado. Quer porque quer as maiores cidades da Bahia, como é o caso de Camaçari. A briga por lá é tão grande que ACM Neto insiste em apontar como pré-candidato o vereador Antônio Elinaldo (DEM) e Geddel Vieira Lima engata José Tude (PMDB). Os ânimos entre os caciques estão tão exaltados que quando se encontram o clima é tenso, os olhares fervorosos e as reuniões pegam fogo. Quem se dá bem com essa pulverização é o PT, que ainda não sabe se emplaca o ex-prefeito Luiz Caetano ou se manda para a reeleição Ademar Delgado.

A delação premiada do lobista Fernando Baiano provocou medo e continua causando arrepios a alguns empresários baianos. Confira a nota de 8 de outubro.

Se a canoa não virar ...

Quem tem medo de Fernando Baiano? Ao que se sabe, muitos. A delação premiada do lobista do PMDB na Petrobras tem tirado o sono de políticos e empresários do ramo da publicidade na Bahia. Isso porque o lobista costurou alguns acordos com grandes figuras baianas de diversos setores empresariais. Baiano continua sendo uma pedra no sapato da cúpula do PMDB. Nas palavras de um cacique peemedebista, o lobista tinha acesso livre a vários gabinetes em Brasília, e também à várias salas de escritórios de luxo em Salvador. Se o Baiano falar tudo que sabe, muitas lanchas na Bahia Marina serão bloqueadas pela Justiça e os figurões locais vão ficar, literalmente, a ver navios...

A reação do deputado estadual que se autodenomina ex-gay, Sargento Isidório, com as faixas de pedestres pintadas com as cores do arco-íris virou piada na coluna do dia 22 de outubro.

Isidório vai fechar

É hoje que o deputado estadual Pastor Sargento Isidório (sem partido) vai ficar colorido da vida quando circular por Salvador e se deparar com faixas de pedestres pintadas com tons do arco-íris. A intervenção programada para esta quinta-feira (22) tem viés de campanha em defesa dos direitos dos LGBT, com as bênçãos da prefeitura. Mas, o parlamentar estadual, autointitulado “ex-gay”, não gostou nada da representação e foi até o Ministério Público reclamar. Não adiantou! Se quiser passar por cima das ações voltadas aos gays, lésbicas, transexuais e transgêneros, o jeito vai ser pisar na faixa. Calma, dep!

As alterações de humor do prefeito ACM Neto foram confundidas pelo secretário Paulo Fontana como irradiações dos espíritos do avô ACM e de Luis Eduardo em nota publicada no dia 19 de novembro.

Mediunidade aflorada

O secretário de Infraestrutura de Salvador, Paulo Fontana (PMDB), revelou as faces do prefeito ACM Neto (DEM) com base no cotidiano do Palácio Thomé de Souza. Durante evento do programa Casa Legal no Alto das Pombas, Fontana largou: “Eu conheço o prefeito pelo seu espírito do dia. Se entro no gabinete dele e está, digamos, meio violento, baixou o espírito do avô [o ex-senador ACM]. Se está afável, é o espírito do Luís Eduardo Magalhães”.

Na mesma edição de 19 de novembro, talvez a nota que mais repercutiu no ano. Mesmo um mês após a publicação, o mundo político ainda se pergunta: Quem é Obelix?

Cerco se fecha para Obelix

Um dos figurões da política baiana que também está passando noites em claro em virtude da Operação Aleteia é comparado nos bastidores da política baiana ao personagem de desenho animado Obelix e, mesmo com alguns quilinhos a mais, é conhecido por ter o tênis como o seu esporte favorito. Preocupado com o cerco se fechando, o Obelix da política baiana já estaria se organizando para bater em retirada da Boa Terra em regime de urgência-urgentíssima.

Depois do anúncio da Operação Verde Limpo, que investigou a cobrança de propina na Semut, a coluna, no dia 26 de novembro, chamou a atenção para o sumiço do ex-secretário da pasta, José Carlos Aleluia. Mais de um mês depois, o deputado federal continua “mergulhado”.

Aleluia mergulha

No desenrolar da Operação Verde Limpo, que investiga um esquema de corrupção na extinta Semut, os burburinhos sobre o ex-secretário José Carlos Aleluia (DEM) ganharam corpo. O deputado era o responsável pela pasta no período em que os fiscais deitavam e rolavam cobrando propina e recebendo equipamentos como pagamento de multas. Sobre a investigação, Aleluia, que sempre se manifesta sobre assuntos diversos, não disse um A. Para apimentar ainda mais os burburinhos, circulou a informação de que o ex-diretor da Semut, Emanuel Mendonça, teria sido indicação política do presidente do Democratas. Mendonça foi apontado como o mentor do esquema. Ele foi conduzido pela polícia para prestar esclarecimentos, mas foi liberado. O secretário Sílvio Pinheiro, atual chefe de Emanuel Mendonça, fugiu do assunto ao ser questionado. Disse não saber se o atual coordenador da Sucom era indicado de Aleluia, e afirmou que, ao que tudo indica, Emanuel Mendonça deve ser demitido do cargo de confiança. É esperar para crer. Já Aleluia “mergulhou” e não apareceu para dar explicações.

No início de dezembro a postura do vice-presidente da Alba foi confundida com o nazismo de Adolf Hitler, no processo de discussão do projeto que altera direitos dos trabalhadores.

Adolf Menezes

Os servidores do Estado estão curiosos para saber qual a posição que eles estão merecendo como disse o 1º vice-presidente da Alba, Adolfo Menezes (PSD), na sessão que votou a urgência de projetos que mexem com direitos dos trabalhadores. A lá seu xará alemão, Adolfo, que presidia a sessão, disparou contra os servidores que ocupavam as galerias para protestar contra as medidas do governo. “Queria ser ditador para tomar a posição que vocês merecem”, largou. Dizem as más línguas que "Adolf" é o primeiro da linha sucessória na Alba. Como tudo na Alba é possível de acontecer, o parlamento baiano poderá deixar de ser o “Palácio de Buckingham” e passará a ser a "Chancelaria do Reich". Heil Menezes!!

No dia 17 de dezembro, a coluna noticiou que os imbróglios judiciais do cantor Igor Kannário poderão melar os planos políticos do Príncipe do Gueto.

Na corda bamba

 Processado pelos crimes de calúnia, difamação e injúria, o cantor Igor Kannário pode ter problemas com a Justiça Eleitoral no ano que vem, caso seja condenado em última instância. O Príncipe do Gueto, como é conhecido, planeja ser vereador, mas uma decisão judicial pode melar os planos do artista. No início do ano, ele acusou seus empresários de perseguição, agora, os acusados procuraram vias legais para o revide.

Discretamente, bem timidamente, Carrera começa a cavar o espaço para ser vice de Neto. Nota publicada em 24 de dezembro.

Falou como vice

Quem ainda sonha com a chance de figurar como vice na chapa do prefeito ACM Neto em 2016 é bom abrir o olho. A despeito do entusiasmo dos pupilos Bruno Reis, Guilherme Belintanni e Silvio Pinheiro, o chefe da Casa Civil, Luiz Carrera, tem dado passos firmes para aparecer colado com Neto nos santinhos da próxima campanha. Segundo interlocutores da prefeitura, Carrera faz o perfil que Neto pediu a Deus: aparece pouco, jura lealdade e não esboça ambições que concorram com seu futuro político. Foi dele a abertura dos discursos durante a entrega da nova orla da Ribeira, na semana passada. Sem pestanejar, subiu no palco, estufou o peito e falou como vice.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp