Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Fogo amigo na base de Neto e Marcell vira barreira no PV

Publicado em 14/01/2016, às 06h00   Editoria de Política (Twitter: @BocaoPolitica)



Colados com Rui
Numa época de crise, estar do lado de um governador bem avaliado para 60% da população não tem preço. Que o diga a deputada estadual Fabiola Mansur (PSB), que não perdeu um flash ao lado de Rui Costa, durante visita à nova passagem subterrânea sob a BR-324, na segunda-feira. A rapidez da socialista suscitou comentários de ex-colegas de vereança, como Arnando Lessa. "Fabiola é mais rápida do que todo mundo", observou o petista. No entanto, tão rápido quanto Fabíola, só o vereador José Trindade (PSL). Sempre apressado, Trindade tirava com os cotovelos quem aparecesse pela frente. A missão dele: posar para as canetas ao lado de Rui Costa, que deve ajudá-lo a se reeleger. Aliás, Trindade tem sido mais petista do que muitos petistas.
Mal estar
 O vereador Eliel Souza (PV) causou um mal estar durante a inauguração da UPA Parque de São Cristóvão na última terça-feira (12). Em seu discurso, o verdista disse que até mesmo “os adversários que hoje estão ao nosso  lado reconhecem que ACM Neto é o melhor prefeito do Brasil”, se referindo ao vereador Duda Sanches (DEM) e ao deputado estadual Alan Sanches (sem partido). Os novos aliados do democrata ficaram, visivelmente, constrangidos. Alan aproveitou a sua fala para dizer que foi escolhido por Neto e que estava ao lado do democrata “de coração”.
Mal estar II
Apesar da festa para a inauguração da UPA, o clima ficou sempre muito tenso entre os Sanches e Eliel. A disputa por espaço, por abraços, e principalmente para receber os méritos pela construção da tão esperada unidade de saúde foi intensa.  O vereador do PV chegou a se gabar, através de nota “que tem mais de quatro anos” de parceria com o prefeito ACM Neto, fazendo novamente alusão à mudança de time dos Sanches.
Birra antiga
A birra entre Eliel Souza, que assumiu após Marcell Moraes conquistar uma cadeira na Alba, e os Sanches é antiga. O vereador suplente foi cabo eleitoral de Alan Sanches em São Cristóvão nas eleições de 2010. Depois da briga, cada um foi para o seu lado com promessa de inimizade interna. Eliel, até hoje, não esconde que trabalha contra os Sanches na comunidade.
A pequena barreira verde
Depois da polêmica entrada de Carballal no PV, o vereador Paulo Magalhães Júnior tem dito para quem quiser ouvir que o deputado estadual Marcell Moraes (PV) também não vai barrar, se tentar, a entrada dele no partido. Após ser preterido no PDT, o primo de ACM Neto negocia com os verdistas, em conversas já bastante avançadas, o ingresso na legenda. Pela estatura da barreira, pelo menos na teoria, não deveria causar tanto desconforto, mas, como Marcell já demostrou no processo de filiação de Carballal, ele sabe impor dificuldades quando é contrariado.
Música do Carnaval
A bolsa de apostas está em alta de quem vai vencer a queda de braço da música do Carnaval de Salvador. Mas se engana quem pensa que isso passa por artistas consagrados. Rui e ACM Neto, governo e prefeitura, um disputa publicitária que tem ganhado repercussão. De um lado a “Vovó do Metrô” de Chocolate da Bahia e do outro lado à música da “Cidade miscigenada, Arrodeada de água”, na voz de Carlinhos Brown.
Inferno astral dos vices
Fala-se que o inferno astral do prefeito ACM Neto (DEM) na escolha do seu vice pode ganhar mais diabinhos se houver duas tentativas de imposições: do PMDB, pelos irmãos Vieira Lima – que é tido como o mais provável – e o PSDB – principalmente em torno da figura do deputado federal Antônio Imbassahy (PSDB).
De portas fechadas
Repercutiu a matéria do Bocão News sobre as portas fechadas dos gabinetes em horário de expediente. Acontece que o expediente, em janeiro, deve ser normal e as atividades de gabinete não param, principalmente porque a verba da Câmara não é suspensa. Mas, mais do que isso, Toinho Carolino (PTN) chamou atenção nesta visita da equipe do Bocão News, pois foi uma auto intitulação de recesso que não existe. “Só retornaremos dia 18/01”. Recesso da verba de gabinete tem?
Renovação
Dois vereadores veteranos trabalham a renovação de suas cadeiras. Não pensem que a articulação é leve. O trabalho é pesado. As informações que circulam nos bastidores dão conta de que Waldir Pires (PT) e Edvaldo Brito (PTB) poderão emplacar dois novatos na disputa pela Câmara. O sucessor do primeiro é tido como uma certeza, já do trabalhista brasileiro ainda depende de qual cargo Brito concorrerá neste ano.
Mistério
O deputado federal Arthur Maia (ainda no Solidariedade), continua fazendo mistério sobre a data de ingresso no PPS. Questionado pelo Bocão News, o parlamentar brincou: "quem souber morre". Disse que não pode revelar a data ainda. As primeiras arestas que terá que aparar é com o presidente municipal do partido em Salvador, vereador Joceval Rodrigues. Até onde se sabe, Rodrigues não gostou da iniciativa de Maia em convidar o vereador Euvaldo Jorge para a legenda. A prova do embaraço foi no enterro do ex-deputado Afrisio Vieira Lima. Maia não cumprimentou Joceval.
Cacá da Bahia 
Ele não jogou no Milan, no Real Madrid e, muito menos, na Seleção Brasileira. Marca ‘gols’ em petroquímica, nos fundos de pensão e não cansa. Os olheiros já estão atentos ao incansável ‘goleador’, que continua em busca de pompo$a$ marca$ individuai$. É o Cacá da Bahia! Com “C” mesmo! 
Fogo amigo
O 28º Encontro Estadual do MST em Salvador que aconteceu entre os dias 10 e 13 deste mês de janeiro em Salvador debateu os diversos assuntos que o movimento carrega bandeira como reforma agrária e traçou estratégias para 2016. Mas um detalhe curioso chamou a atenção. O MST, que é muito ligado ao PT, já tem integrantes que não suportam mais o próprio partido e, inclusive, a presidente Dilma Rousseff no poder. Foto enviada ao Bocão News mostra militantes com faixas de protesto: "Fora Dilma", "Fora PT" e "Fora Cunha". Pelo visto, tem gente fugindo do script.
No olho do furacão
Apesar da crise política e das denúncias que atingiram integrantes do alto escalão do Partido dos Trabalhadores, a legenda divulgou em suas redes sociais um aumento de 48,8 mil filiados em 2015, uma média de 131 novas adesões por dia. Os vermelhos se gabam de fecharem o ano com 1.75 milhão de militantes, segundo a direção nacional “mesmo sob o ataque midiático diário contra o partido”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp