Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: despacho da Bahiatursa e Geddel, o corretor

Publicado em 24/11/2016, às 05h12   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Despacho na Bahiatursa

Encontraram um despacho no prédio da Bahiatursa. Rapaz, a dúvida que paira no ar: foi para quem? É bom Diogo Medrado tomar um banho de sal grosso, subir a ladeira do Bonfim, passar na Federação nos Gantois, porque o bicho tá pegando.

Geddel, o corretor

É certo que se tudo der errado na vida política do ministro Geddel Vieira Lima, uma profissão ele já tem: corretor de imóveis. Vá fazer tanta pressão por “um apartamento” no La Vue... Acho que o mercado imobiliário está perdendo um excelente corretor para a política. Te cuida, Ademi!

Ou sai, ou não para

A lógica é prática: agora Geddel está para Michel Temer o que Palocci foi para Dilma Rousseff. A imprensa do eixo Rio-São Paulo, mais forte na questão das apurações, centrou fogo no baiano. O que significa dizer que vão escavar mais e mais novidades sobre o baiano e mirar artilharia pesada. Até como desafeto de Renato Russo na escola secundária os jornais já descobriram. Só vão sossegar quando parar.

Fome com vontade de comer ou não?

Das duas uma: ou ACM Neto tá de alma lavada por essa artilharia pesada contra Geddel, o que pode prejudicar e tanto os planos do peemedebista para o futuro, principalmente para 2018, ou o prefeito realmente estaria solícito as dores das pancadas midiáticas ao “companheiro” de projeto. Cuidado, prefeito. O noticiário batendo tanto em Geddel pode respingar, depois, no Palácio Thomé de Souza.

Quiabo

Mas em algo nós temos que concordar: ACM Neto é o prefeito quiabo. Êta homem escorregadio. Nada cola nele. A oposição tenta de um tudo colar tantas pechas no neto de vovô e nada cola, principalmente o de golpista. Agora só surfa na onda da popularidade, até o La Vue deixar.  

Correndo atrás

Cada um sabe onde o calo aperta. Pedro Tavares (PMDB) muito falou e teve que correr atrás do prejuízo. Os caciques do PMDB logo apertaram por uma moção em favor de Geddel e ele, que não é menino, correu atrás.

Deputado caloteiro

Um deputado da bancada de oposição da Assembleia Legislativa da Bahia deu o zignow na hora de pagar a contribuição da corrida da AMA (Associação de Amigos do Autista da Bahia). Na hora que chegou o momento dos empresários e políticos darem a sua contribuição, o deputado fingiu ir resolver algum pepino e sumiu. Tomou Doril e até hoje ninguém sabe, ninguém viu. Deputado, baseado no salário que o senhor ganha, não poderia ter ajudado a essa nobre causa?

As agonias da CMS

Quem já leu a peça o Santo e a Porca de Ariano Suassuna, sabe que há uma célebre frase dita em tom bem dramalhão tragicômico, da personagem Caroba a personagem Benona: “Cada um sabe das duas agonias, Dona Benona”. Ela bem se aplica aos vereadores Léo Prates (DEM) e Paulo Câmara (PSDB), candidatos à presidência da Câmara de Vereadores de Salvador. Esses sim, sabem das suas agonias. Um brigando na articulação interna que o outro. Cada semana um aparece na frente do outro e esse reme reme continua até meados de dezembro. 

Tem financiamento no ar...

E por falar em presidência da CMS, tá rolando dinheiro pesado por debaixo do pano, pelo menos são as informações que circula. Os financiadores das chapas estão operando a mil. R$ 10 mil aqui, R$ 15 mil acolá... Mas entre os candidatos, um silêncio sepulcral sobre a movimentação.

Poder de branco?

Um integrante da Câmara Municipal de Salvador fez uma observação curiosa nesse cenário de disputa pela presidência da Casa. O único presidente negro que o Legislativo teve, não ficou sequer uma semana no poder. Alfredo Mangueira foi eleito presidente em 2009, mas renunciou alegando problemas pessoais. A tese é a de que o poder por lá não chega para negro, pobre e sem recursos.

As nuances dos papagaios

Na Câmara de Vereadores de Salvador, reclamando de falta de apoio nas eleições, um edil que se elegeu na rabeira deixou de ser babá ...  de Rui Costa. O ex-babá do governador cedeu a vaga de papagaio de pirata para outro que não se elegeu, mas que teve um pouco mais de votos nas últimas eleições. Enquanto o primeiro segue chateado e de birrinha com o governo, o segundo sua e, literalmente, corre atrás de uma boquinha na administração do estado.  

Contradições

Na Assembleia Legislativa da Bahia, um cenário de contradição paira no ar. No último pleito para presidente, o PT lançou Rosemberg Pinto para presidente, que tinha o discurso de acabar com a reeleição no cargo. Agora, Marcelo Nilo (PSL) é um dos nomes da base do governador Rui Costa (PT) que se apresenta e poderá ter o sexto mandato seguido à frente da Casa. Segundo Rosemberg, o apoio da bancada do PT ainda não está definido, mas a questão da reeleição não será preponderante. A questão, avalia o líder petista, agora é política: barrar o avanço de uma eventual candidatura da oposição na AL sob a chancela do prefeito ACM Neto. É 2018 norteando os primeiros dias de 2017.

Rojão amigo

Paulo Rangel (PT) estava inspirado na última sessão da Assembleia Legislativa da Bahia. Do alto da tribuna, gritou que há nepotismo no governo do Estado. A discussão gerou estranheza até mesmo nos deputados de oposição. O rojão, ao que parece, atingiu em cheio o governo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp