Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: tem vereador rodando a baiana em restaurante

Publicado em 01/12/2016, às 05h56   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

La Vue ambulante

Ninguém vai esquecer Geddel e La Vue tão cedo, mas uma foto que circulou na internet esses dias e fez um sucesso danado foi a de um rapaz, na manifestação na obra, que se vestiu do prédio. O fato inusitado foi de que ele saiu no Porto da Barra fazendo sombra em todos os banhistas.

“Operação Palácio”

O atual presidente da Câmara de Salvador, Paulo Câmara (PSDB), foi limado da recondução do cargo. A “Operação Palácio” cumpriu o seu papel. Fez o beabá para, numa cartada só, mirar duas eleições: 2018 e 2020. Até a estátua de Thomé de Souza, na Praça Municipal, sabe que o tucano sentado na cadeira do legislativo iria se viabilizar para deputado estadual, ao tempo que turbinaria seu nome para topar de frente em 2020. Ao tempo que atingiram em cheio o espaço de Imbassay para o mesmo não crescer o cangote na majoritária de 18, atingiram Câmara, vereador mais votado da próxima legislatura, que surge como nome natural na disputa em 20.

De olho nas comissões

Com a consolidação do nome de Leo Prates (DEM) na presidência da Câmara de Salvador, o debate agora gira em torno da composição das comissões. A oposição está de cabelo em pé, pois chegou por último. Figuras conhecidas não devem exercer lugar de destaque. Por exemplo, Silvio Humberto (PSB) não deve ficar com a Educação, essa pode ficar com Toinho Carolino (PTN) ou Sidininho (PTN); Edvaldo Brito (PSD) não deve se garantir na Corregedoria e pode ficar com a comissão de Reparação Racial; Transporte passa pela negociação com Hélio Ferreira e assim vai...

Liderança

Por falar em espaço, o fotógrafo oficial dos apoios de Leo Prates, o líder do governo na CMS, Joceval Rodrigues (PPS), deve continuar como líder do governo. A atitude deve ser um gesto do prefeito em manter o presidente municipal no cargo, visto que o PPS também não terá grandes espaço na máquina. Rodrigues foi aglutinador nos momentos certos e conseguiu articular todas as votações de interesse total do Executivo.

Farinha pouca, meu pirão primeiro

Por trás da disputa pública pela Presidência da Câmara de Salvador, existe outro embate muito mais velado pelos cargos na Casa Legislativa soteropolitana. A luta pela manutenção de algumas regalias e cargos internos, principalmente de terceirizados e em setores da Fundação Cosme de Farias, esquenta os bastidores do legislativo. Com o processo afunilado em torno de Leo Prates, gregos e troianos apelam ao futuro presidente para conseguir ou mesmo manter o que já tem de espaço na Casa, principalmente os apadrinhados pelo núcleo de oposição. Uma parte deste grupo, por exemplo, ainda não foi contemplada e segue insatisfeita e com a mão na cabeça, preocupada com a possibilidade real de perder ainda mais espaço interno. Rotineiras reuniões estão sendo realizadas por integrantes do colegiado para enxergar uma luz no fim do túnel, chegaram a ameaçar o lançamento de uma candidatura própria, mas o túnel se encontra cada vez mais escuro.

Para onde irei?

A informação que se tem é a de que Paulo Câmara (PSDB) sentou com ACM Neto (DEM), recebeu a proposta para assumir a Educação, mas de tanto quanto com o ego ferido, disse que ia analisar. Chegou até receber outras propostas, mas ainda não decidiu para que rumo vai...

Tira colo

A coletiva da reforma administrativa do prefeito ACM Neto, pelo que se soube, tiveram quatro papagaios de pirata da Câmara. O prefeito só queria a imprensa, mas por lá surgiram Geraldo Jr (SD), Alemão (PHS), Kiki (PTB) e Paulo Magalhaes Jr. (PV). Agora o que causou estranheza foi a ausência de Paulo Câmara.

Rodando a baiana

A reforma administrativa do prefeito ACM Neto tem causado muita ciumeira na base do gestor. As más línguas afirmam que alguns edis esperavam serem convocados para o primeiro escalão do município. Teve vereador rodando a baiana em um restaurante de Salvador quando soube que ficaria de fora da secretaria prometida a época da eleição... Os garçons tiveram que intervir, pegou mal...

Por onde andas, João Henrique?

Depois da pífia votação para vereador em Salvador, o ex-prefeito João Henrique (PR) sumiu do mapa, tomou doril como diz o bom baianês. A derrota o fez voltar para toca e nem nos shoppings da vida ele aparece mais... É o tempo de vacas magras...

Bom filho a casa retorna

E quem diria? Vereador Carlos Muniz (PTN) de total namoro com a prefeitura de Salvador. E aí? Volta para os braços de Neto ou não volta? Ou tá fazendo o doce? Mirado sondando Bruno Reis (PMDB) ele já foi visto. Será que deixa o PTN? Ou será que o partido volta? Vai saber!

Curriculum

O que tanto o vereador Gilmar Santiago (PT) queria na Assembleia?  Tá certo que ele é funcionário de carreira da Embasa. Deve ter ficado com medo do projeto do Bahiainveste passar e no fim das contas a Embasa ser privatizada, como alegaram membros do seu partido. Mas parecia que queria mais era um bico no plenário da Alba.

Nilo tremendo na base

A informação que se tem conta é a de que o deputado Marcelo Nilo (PSL), que sempre esbanjou vitória todas as vezes que concorreu à presidência da Assembleia Legislativa, não anda tão bem assim. O surgimento do nome de Ângelo Coronel e figura de Otto Alencar (PSD) no circuito acendeu um belo sinal de alerta ao parlamentar estadual. Vai ter muita água rolando. Até composição com membros do próprio partido de Coronel, Nilo já tenta fazer.

Crise do galinho

Pelo visto a crise chegou na TV Aratu. Vão reformular mais uma vez a grade de programação da emissora. Programas novos devem sair do ar. O Bom Dia Bahia, por exemplo, já deu o seu tchau. Outros programas também estão na berlinda. É a crise, criatura.

Tchau, CBN

E saiu do ar nesta quarta-feira (30) a CBN Salvador. Apesar de bons profissionais e uma das maiores coberturas de programação noticiosa no rádio, não conseguiu engatar na audiência e nem no faturamento. A rede, toda poderosa, decidiu cortar o dial. Como forma de bater de frente com a Transamérica e tentar pegar um público jovem, vai entrar no ar hoje com a Jovem Pan de São Paulo, direto com o programa Pânico. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp