Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: quem tem medo de André Vital?

Publicado em 15/12/2016, às 05h50   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Quem tem medo de André Vital?

Alguns políticos locais andam de cabelo em pé com a delação de André Vital da Odebrecht. A delação de Claudio Melo arrastou, praticamente, metade dos políticos. Mas a de Vital... Hum. Essa vem recheada. Essa delação vai pegar em cheio grandes caciques baianos.  Aí fica a pergunta: quem tem medo de André Vital?

Aperto

Conforme antecipado pelo Bocão News, Paulo Alencar deve assumir as funções de coordenação da equipe de Comunicação do prefeito ACM Neto (DEM). Nos bastidores, o que dizem é que Neto quer aperfeiçoar a nova estrutura. Alencar vai também apertar quem come e dorme no segmento.

Fofocando

Pense em um antro de fofoca. Multiplique por cinco. Pensou? Pois esse foi o clima da Câmara de Vereadores nesta semana. A “última votação do ano”, que aconteceria nesta segunda-feira (12), foi uma das mais animadas do ano. Isso para fechar tudo com chave de ouro. O que tinha de assessor fazendo o reme reme para descobrir informações: comissões, mesa diretora, quem fica com o que com a nova presidência, a construção do secretariado... Vários Leões Lobos, Nelsons Rubens, Fabíolas Reipert e Sônias Abraão. Ok, ok! 

Maracujina

A maioria dos jornalistas políticos que estavam na CMS nesta semana foram categóricos ao afirmar que poucas vezes viram o presidente da Casa, vereador Paulo Câmara (PSDB), exaltado da forma como estava. Foi pra cima da liderança do governo por conta da Reforma Administrativa que não havia sido acordada no Colégio de Líderes e foi pra cima também pela tentativa dos vereadores de colocar na surdina o aumento do salário. Nas duas situações ele estava coberto de razão, mas tava precisando tomar um calmante depois. 

De olho

Das duas uma: ou o vereador Paulo Câmara vai para a Semop (secretaria de Ordem Pública) ou para o Sebrae. As indicações estão imperando no jogo das articulações dentro da Câmara de Salvador. Certo mesmo é que ele não vai ficar na Câmara, no mínimo dois anos e vai se licenciar as funções. 

Tios Patinhas

E por falar no aumento, boa parte dos edis querem, mas ninguém quer assumir a paternidade da criança: o aumento do salário de R$ 15 mil para R$ 18,9 mil. Querem viver de Tio Patinhas. O prefeito disse que não aumenta o dele. Já se comenta até que ele pode vetar um possível aumento que pode ser votado pela CMS. O problema é se o plenário resolver derrubar o veto.

Filinha

Não é que o Bocão News conseguiu flagrar uma foto interessante? A fila dos não eleitos na CMS. J. Carlos Filho (SD), Eliel (PV), Vado Malassombrado (DEM), Pedrinho Pepê (PMDB), Kátia Alves (SD) e Leandro Guerrilha (PTB). Destes o único que deve ter sobrevida no Legislativo é o vereador J. Carlos Filho, cujo passe com o prefeito para assumir uma cadeira na Casa é tido como certo.  Ah, inclusive, dos que usaram a tribuna na terça-feira (13), só Gilmar Santiago (PT) e Euvaldo Jorges (PPS) se despediram dos pares. 

Ensaios

Se o encontro que o prefeito ACM Neto (DEM) teve com os prefeitos no hotel Fiesta foi um ensaio de convenção, a visita dele à Assembleia Legisaltiva da Bahia (Alba) foi um ensaio de posse de governador. O prefeito subiu a rampa acompanhado dos deputados da oposição que marcharam ao lado do líder político do grupo. A ação saltou os olhos de quem viu. A reunião foi fechada a sete chaves.              

Para os jornalistas, nada

Por falar nela, os políticos não tiveram nem dó e nem piedade. Os jornalistas ficaram penando com fome esperando a reunião acabar para poder realizar entrevistas e ficaram vendo as bandejas e mais bandejas entrando na liderança da minoria. Todos morrendo de fome.

Wagner tic TAC

O presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Economico e Social, Jaques Wagner, na resenha política, ganhou um novo apelido além de “Polo”, é agora Wagner Tic Tac por conta dos relógios presentados pela Odebrechet. Diz ele que nunca usou: um desperdício.

Joelice em Camaçari

A atual secretária da Educação de Salvador, Joelice Braga, como foi divulgado primeiro pelo Bocão News no meio de novembro, foi sondada para o cargo em Camaçari, mas prontamente negou. Agora que o circo pegou fogo aqui em solo sotepolitano e viu que não vai ficar na função, deve aceitar o convite de Elinaldo.

Caldas, Aderbal Caldas

Minha gente! No estilo 007, o deputado estadual Aderbal Caldas (PP) esteve na mesa diretora da Assembleia Legislativa com um estiloso óculos escuros. Roubou a cena dos presentes e da TV Assembleia que transmita a sessão ao vivo. 

Sem crise

Com contas bloqueadas no Brasil, está sobrando dinheiro para Lisboa. O ex-presidente da Petrobrás, Sérgio Gabrielli foi flagrado no ônibus em Portugal. O Tribunal de Contas da União (TCU) estendeu por mais um ano, o bloqueio de bens de Gabrielli por conta do prejuízo da Petrobras com a compra da refinaria de Pasedena, nos EUA, em 2006. Há informação é que o político participa de conselhos de petróleo em Lisboa há décadas e sempre está por lá. Fato é, com conta liberada ou bloqueada, a crise não deve ter chegado ao político baiano.         

PSD na Sedur

Realmente o senador Otto Alencar (PSD) é o fiel da balança da política baiana. O peso dele é tanto que vai ganhar mais espaço no governo do Estado, como a secretaria de Desenvolvimento Urbano. E a titulo de indicação dos trabalhos para tal função será um indicado apadrinhado de Otto: José Rebouças, ex-manda chuva do Codeba. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp