Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Perdeu, Playboy

Arquivo BNews / Reprodução
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews / Reprodução

Publicado em 30/11/2017, às 06h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Perdeu, Playboy

Na última semana, um secretário de ACM Neto passou por um apuro em São Paulo. Em plena Avenida Paulista, a principal do Estado, ouviu de dentro do táxi: perdeu playboy. Perdeu mesmo! O ladrão levou Hublot avaliado em mais de R$ 30 mil. Difícil falar da segurança da Bahia apenas. Vale lembrar que aqui o Governo do Estado é comandado por um petista. Razão pela qual a oposição não para de criticar. Por lá, o governo é tucano. E agora, José?

Obviedades da política nossa de cada dia

O vereador Léo Prates (DEM) anunciou que não será candidato à reeleição para presidente da Câmara por um compromisso firmado na campanha. Mesmo se quisesse concorrer, não poderia. É o que diz o texto do novo regimento interno da Casa aprovado em 2015. Um vereador só consegue a reeleição a presidente se for em legislaturas diferentes. Tem mais, Leo Prates é candidatíssimo a deputado estadual.

Nem tanto assim...

Mas a mensagem, à primeira vista óbvia, tinha outro endereço: pelo menos dez vereadores sondavam a possibilidade de trabalhar para aprovar o retorno da reeleição numa mesma legislatura.

Examinando

Durante a inauguração da policlínica de Guanambi o presidente da Assembleia Legislativa e deputado, Angelo Coronel (PSD), aproveitou os modernos equipamentos disponíveis para fazer um check-up da sua saúde eleitoral. Na opinião da equipe multipartidária que o atendeu ainda são necessários mais exames, principalmente no quesito vaga para o Senado.

Chapa consolidando?

Na audiência da Fecomércio, em homenagem aos 70 anos da entidade, o ex-governador Jaques Wagner (PT) e o presidente da Alba ficaram lado a lado cochichando um tempão. Disseram que ali se discutia os rumos da chapa para o Senado. Será?

Não se ignora

A senadora Lídice da Mata (PSB) continua trabalhando para disputar a reeleição. Na base do governo dizem que ela será candidata a deputada federal, mas entre os socialistas cresce um movimento para que ela postule o Senado mesmo que de forma independente. A pedida parece pouco provável, mas criaria um problema e tanto para o “time” de Rui e não está descartada.

Nem se isola

Acontece que na avaliação de quem defende essa construção, a postulação “solo” levaria à desistência de parte dos aliados do “centrão” de concorrer ao Senado. Ora, o voto de esquerda e centro-esquerda tenderia a ser dado para Wagner e Lídice. Já o de centro, fundamental para Rui, seria dado ao candidato do PSD de modo que a divisão entre Lídice e o PSD colocaria em risco ambas as postulações. É algo que não se pode ignorar.

Quando história vira estratégia

Há 761 dias os baianos ouvem do governador Rui Costa que ele foi vendedor de picolé, que foi menino pobre da Liberdade. Discurso chato e enfadonho para uns, mas muito bom para outro tanto. Nas pesquisas qualitativas feitas pelo governo do Estado, uma das coisas que o povo mais admira em Rui é a história dele. Além disso, ficam extasiados com os vídeos postados com a rotina familiar do governador. A pesquisa tem agradado, além de Rui, sua equipe de marketing. Ou seja, para quem não gosta da ladainha, prepare os ouvidos, porque pelos próximos 365 dias ela será exaustivamente repetida.

“Novo rolezinho”

Na semana passada, um eleitor de Jair Bolsonaro fez uma pegadinha com o senador Lindbergh Farias, do PT fluminense. Enquanto o petista todo sorridente achava que o ‘eleitor-fã’ o elogiaria ou pediria voto para Lula em um vídeo, ele fez o contrário. Sorridente, disse que vai votar em Jair Bolsonaro. A moda chegou na Bahia. A ‘vítima’ da pegadinha foi o vice-prefeito de Camaçari, José Tude. Um homem o chamou para uma selfie e lá se foi o peemedebista todo-prosa e feliz. Ao postar a imagem nas redes sociais, o rapaz saiu-se com essa: “sabe quando você é filho de programas sociais e encontra a direita fazendo papel de que gosta de preto e pobre. Hipocrisia para eles e nós somos 2018. Lula o melhor para o Brasil!” Com certeza, ao ver a imagem publicada, Tude recolheu o sorriso. Se a moda pega...

Filhão

O ex-deputado estadual e atual prefeito de Santo Antônio de Jesus, Rogério Andrade (PSD), reafirmou o desejo de lançar o filho, conhecido como “Rogerinho”, na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa. Segundo o pessedista, o objetivo é perpetuar a tradição política da família. “Estamos amadurecendo essa possibilidade. Meu pai foi deputado, prefeito, já temos uma tradição na família. Existe essa discussão, essa possibilidade, justamente para ocupar esse espaço. Existe um desejo da minha base de que a gente apresente um nome para ocupar esse espaço”, disse o gestor ao BNews.

BaVi

Agora ACM Neto tem a possibilidade de ter aliados conduzindo os dois maiores times do estado. De um lado uma campanha ferrenha de Guilherme Bellintani a presidente do Bahia e agora cresceu na bolsa das apostas o nome do secretário de Mobilidade, Fábio Mota, para presidente do Vitória. Será que vai?

Na estrada

Por falar em Bellintani, a sua desenvoltura durante as entrevistas e debates tem chamado atenção. Alguns entendidos do meio político falam que o ex-secretário de Desenvolvimento Urbano de Salvador tem ensaiado para o futuro. Uma vida política para Bellintani tem sido inevitável, principalmente com o apadrinhamento do prefeito ACM Neto.

Corpo mole

Fontes palacianas confirmam: pesquisas de consumo interno apontam ACM Neto na frente, mas Rui tem crescido e diminuído bem a diferença. Pontos para Rui? As visitas no interior com uma presença maciça são o calcanhar de Aquiles de Neto. Comenta-se que o prefeito tem feito corpo mole para percorrer o interior quando tem a oportunidade de fazê-lo.

Recall

Deputados estaduais aliados de Neto apostam que o prefeito sairá vencedor nas maiores cidades do Estado. Salvador, Feira e Conquista.

Tell me

Já os aliados de Rui fazem fé que o petista repetirá o desempenho em Salvador e vai levar. O fato é que a eleição guarda um bocado de semelhanças com o futebol nosso de cada dia. Os atores de fato jogam, o restante torce e cada um diz que o próprio time vai ganhar. Resta saber quem joga em casa.

Sem cerimônia

Rui Costa entregou mais de 80 ambulâncias, tratores, carros para Adab e outros equipamentos para prefeitos num grande evento realizado no auditório da UPB, na segunda-feira (27). Evento cheio, lotado de gente importante. Bom, mas quem parece querer ser mais importante e mal educado é o responsável pelo cerimonial do governo. Enquanto Rui consegue transmitir simpatia, seu auxiliar atrapalha. Todo mundo que estava próximo ao palco o viu destratando, sendo desrespeitoso com o fotografo da UPB. Um desagravo! Autoridade se exerce com educação. Estamos de olho.

Falando em simpatia

Rui Costa estava com um bloco com inúmeras fichas para “saudar” os presentes. Alguns prefeitos, deputados federais, secretários e os deputados estaduais. Sobre estes, começou com o presidente da Alba e seguiu. Chamou o primeiro, o segundo, o terceiro até que depois de uns 10 brincou: tem quórum, Coronel. Não faz muito tempo, os parlamentares estavam fazendo corpo mole na Assembleia reivindicando as emendas impositivas.

Estou aqui

O deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB) mandou avisar: nem tentem tomar minhas bases com papo furado que não vai acontecer. O peemedebista diz que está trabalhando forte para reeleição. Teve 222 mil votos em 2014 e pretende se reeleger.

Não paro

Lúcio andou sumido das redes sociais também. Assíduo em brincadeiras e fotos polêmicas, o deputado federal deixou de publicar no Instagram. Depois de quase três meses, Lúcio fez uma publicação nesta quarta-feira, comentando sobre sua reeleição. A última foi em 6 de setembro, dois dias antes da prisão do irmão, Geddel Vieira Lima, e um dia depois que a Polícia Federal encontrou R$ 51 milhões no apartamento alugado pelos irmãos, no bairro da Graça em Salvador.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp