Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: o jovem mágico e a iluminação de Salvador

Arquivo BNews / Reprodução
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews / Reprodução

Publicado em 14/12/2017, às 05h59   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Licitação da Luz

Surge um jovem mágico no processo de licitação da iluminação pública de Salvador. Fontes do BNews dão conta de que nos últimos 30 dias ele usou todos os seus truques para o negócio avançar. O indivíduo tem rondado as concessionárias que pretendem participar da concorrência prometendo resolver o negócio na magia. Resta saber se a prefeitura está atenta aos sinais de luminosidade que pisca aqui e ali.

Fechando a conta

Fechar a conta da Assembleia Legislativa de 2018 não será nada fácil. Na previsão orçamentária há um rombo antecipado de 60 milhões de reais. Na rádio corredor tem deputado dizendo que a solução é simples: fecha o TCM, economiza 200 milhões, repassa os 60 milhões para a AL-BA e o Palácio de Ondina pode administrar o saldo como quiser.

Abrindo as portas

Aliás, um dos argumentos utilizados pelos defensores do fechamento do tribunal é de que só serve para reprovar conta de prefeitura por causa de limites de gastos com pessoal. Ao BNews chegou a informação de que apenas seis contas foram rejeitadas este ano exclusivamente por causa do descumprimento do teto com pessoal.

Janela indiscreta

O sorteio não foi feito agora, mas é sempre bom lembrar que quem vai relatar as contas de Salvador de 2016 é o conselheiro Mário Negromonte. Nada mais a dizer sobre assunto, além do fato de que pode não ser apreciada este ano.

Partido transparente

O Partido da República não se envergonha de ser fisiológico. A reforma da Previdência só terá o voto favorável dos republicanos (que ironia) se os dutos ministeriais e das emendas forem liberados. Não há nada mais transparente neste momento.

Cumprindo à risca

O PP é o partido com maior número de deputados no dito “Centrão”. Tem sido aliado de todos que olham e atendem suas demandas - que não são poucas. Olhos famintos, dizem.

PSD do ‘a’ e PSD do ‘b’

Tem muita gente do PSD da Bahia torcendo para Henrique Meirelles (PSD), ministro da Fazenda, ser candidato a presidente da República. Acreditam que Otto será “obrigado” a fazer um movimento em nome da independência partidária. O senador já mandou avisar: em palanque de Temer não sobe nem a pau.

Lúcio demonstrativo

Alheio ao pedido da PGR de recolhimento noturno e à denúncia de Calero que afirma ter sido ameaçado de morte por ele, Lúcio Vieira Lima (PMDB), que voltou a usar e abusar das redes sociais, só faz postagem de comprovantes de recursos transferidos a prefeituras aliadas. Os recibos estão sendo emitidos publicamente. Ninguém fez a conta de quanto, mas não foi pouco dinheiro liberado pelo deputado.

Das duas, duas

Com a liberação de recursos, Lúcio amarra lideranças políticas como prefeitos que o apoiarão ainda que sem subir no palanque em 2018. Ganha o “cabo eleitoral” e recebe o argumento que ajuda as cidades. O problema aí é só encontrar alguém para defendê-lo publicamente.

Não acabou — Imbassahy (PSDB), Benito Gama (PTB) e Arthur Maia (PPS) não aparecem como maiores beneficiários com empenho ou execução de emendas, mas é sabido até pelo mundo mineral (como diria Mino Carta) que todos os três poderiam apresentar recibos tão vultosos quanto os de Lúcio. Não o fazem. A pergunta é: por quê?

Olha o gás!

Imbassahy abriu o gás da secretaria de Governo. Chega na Câmara nesta quinta (14) e, para marcar a passagem, enviou release à imprensa baiana afirmando que defende medidas para frear o aumento do gás de cozinha. Isso prova que o cara que estava na cozinha de Temer tinha perdido a noção do custo de vida para os meros mortais?

Planície

Por falar em meros mortais, Imbassahy volta para a planície com alguma dificuldade. Embora receba o tradicional tapinha nas costas, o pescoço largo e duro com o qual conduziu seu breve tempo na secretaria/ministério fez com que retorno não fosse aguardado.

O desembarque de Noé ou Noel

Quando falamos em gás é impossível na Bahia esquecer do deputado Pastor Sargento Isidório. O cara andava para cima e para baixo com um bujão (de isopor) de gás no lombo. Mas o assunto dele neste momento é outro. A Fundação Doutor Jesus, que ele administra, conseguiu firmar um “termo de colaboração” com o governo no valor de R$ 21.140.926,26 ao longo dos próximos dois anos para o projeto “Ararat IV”. Fezinha pouca é bobagem.     

Nota bibliográfica: Ararat, nos contos cristãos, é o monte onde a Arca de Noé ‘pousou’ após o dilúvio. Já o morro daqui fica na BR-324. 

Ligeirinho

Ciro Gomes (PDT) falou: Justiça boa é Justiça rápida. Everaldo Anunciação, presidente estadual do PT, respondeu. Ok, mas Justiça boa é Justiça imparcial. Isso porque Ciro viu com bons olhos a apreciação célere do processo contra Lula. Já o petista da Bahia é cético: lenta para alguns e muito rápida para outros. O mérito não é a rapidez.

Silencioso

No sábado (9) caiu um dilúvio em Salvador. Um ciclone subtropical como não se vê na Bahia. Defesa Civil acionada, redes sociais com um sem número de vídeos, fotos e áudios. No resumo, foi um dia extremamente atípico em Salvador. Mas isso todo mundo viu. O que ninguém viu foi uma postagem do “influenciador digital e rei dos selfies” ACM Neto sobre o assunto. Nadica no Instagram. Um silêncio sepulcral. 

Instando

Tem gente perguntando se o prefeito estava mesmo em Salvador?

Caindo a ficha

Caiu na conta do líder do governo, Carballal (PV), a dita “derrota” da prefeitura na Câmara de Salvador, que se viu obrigada a adiar a votação do projeto sobre o reajuste do cálculo do IPTU. Se a matéria tivesse sido colocada em votação havia o risco de perder, pois dois edis estavam fora: Igor Kannário e Cézar Leite - que, nos bastidores, foram massacrados pela base. 

MBL ou governo? 

Quem ficará com a corda no pescoço é Cézar Leite (PSDB). Agora ele faz parte do MBL que é contra o projeto de reajustes do prefeito ACM Neto. O tucano será obrigado pelo Palácio Thomé de Souza a se posicionar sobre o assunto. A depender do resultado, colherá aquilo que plantar já na terça-feira que vem.

PC

A grande curiosidade da Câmara de Salvador é o retorno de Paulo Câmara (PSDB). Quem reza um terço por dia é Atanázio Júlio, pois se o tucano voltar ele perde a cadeira de vereador. Câmara ainda está em Brasília, mas não se sabe até quando.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp