Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Zona Azul de ouro

Arquivo BNews / Reprodução
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews / Reprodução

Publicado em 18/01/2018, às 05h50   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Zona Azul de ouro

A nova licitação da Zona Azul de Salvador nem foi para o forno e já tem lobista agrupando empresário para disputar a concorrência. Dizem que não é pouco dinheiro. Poderia, segundo uma fonte deste site, ser chamada de zona de ouro tamanho é o ganho no custo x benefício do certame. Resta saber se tudo correrá dentro do que se espera do zelo público, porque as zonas são de estacionamento e não outras. A verificar!

Pare agora!

Por falar em estacionamento, o Carnaval está na boca e é um salve-se quem puder para curtir a “maior festa popular de rua”. A preocupação com os serviços de transporte é grande, mas é grande mesmo para a população, a prefeitura parece apenas assistir. A fiscalização dos mototáxis, táxis e aplicativos, além dos ônibus é algo que não parece atender a demanda.

Caindo de paraquedas

O diretor da TV AL-BA caiu de paraquedas na função. Não é do ramo, não tem bom trânsito e é sustentado no cargo exclusivamente pela relação que tem com o vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis (MDB). O resultado não poderia ser outro: a emissora vai de mal a pior. Vale ressaltar que o loteamento por lá é grande e os deputados da bancada de oposição se esbaldam. O orçamento, em contraponto, é alto e injustificável para o que é produzido. O Facebook do chefe Legislativo é melhor.

Aposta

Otto Alencar, presidente do PSD e senador, desafiou (em brincadeira) o deputado federal Antônio Brito e o presidente da Assembleia, Angelo Coronel, dois pretensos ocupantes da vaga na chapa majoritária de 2018. Disse que ambos precisam perder peso para receber o apoio do partido. Brincadeiras à parte, o nome de Antônio Brito começou a circular como opção para o caso de a vaga do PSD na chapa de Rui ser a de vice.

Correndo atrás

Antônio Brito tratou de emagrecer mesmo e apareceu “levinho” na Lavagem do Bonfim. Já o presidente da AL-BA, estava nesta quarta-feira (17) fazendo um check up em São Paulo. Os dois levaram a sério as palavras do senador.

Quanto vale ou é por quilo?

Tendo quase 160 mil votos em 2014, Antônio Brito foi o quarto deputado federal mais votado da Bahia. Já Coronel teve 74.592 votos para deputado estadual. A conta à primeira vista é favorável ao federal, mas todo mundo sabe que o presidente da AL-BA cresceu muito ao assumir o cargo de comandante do Legislativo baiano. Portanto, o parâmetro ‘voto em 2014’ é relativizado nesta peleja.

Prazo para Lídice

Não adianta relutar, o fato é que dentro dos três maiores partidos da base de Rui Costa está sacramentada a não entrada da senadora Lídice da Mata na chapa. Como consequência disso, há um sem número de recados para que a socialista decida logo o que fará. Se continuar postergando, as portas se fecharão para outros arranjos.

Nilo coloca fogo

O ex-presidente da AL-BA está de malas prontas para o PSB. O partido ainda não definiu se sairá no chapão, com todos os candidatos a deputados federais dos partidos aliados a Rui Costa, ou se vai sair solo. Nas contas de quem a coluna ouviu: o PSB tem mais chances de eleger dois ou até três (Lídice, Nilo e Bebeto) se sair na composição. Em voo solo só faz um, podendo em um exercício de otimismo enorme fazer dois.

MDB

O partido liderado pelos irmãos Vieira Lima na Bahia está longe de ser pacificado. Há uma expectativa grande de uma debandada em curso. Entre os deputados estaduais, conforme apurou a coluna, apenas Pedro Tavares, presidente estadual da legenda, deve continuar se não acontecer nada de novo.

Não é só vice

Bruno Reis está longe de ser apenas um vice para Neto. Não, não é o fato de que virará prefeito, e sim uma articulação que começa ganhar força de que Reis vai para o DEM ou para outro partido que hoje está na base de Rui Costa. Tem gente cuidando, com carinho, do assunto. Tem partido da base do governador que sonha com isso.

PR

Ronaldo Carletto insiste em articular a sua indicação para a chapa majoritária como candidato ao Senado. Quem avisa amigo é: leilão não funciona nestes casos. O deputado federal não joga a toalha, mas os rounds estão acabando.

Buffet livre

Jaques Wagner deve engordar de tanto que tem almoçado com aliados. É Otto em um dia, outro dirigente em outro, no outro com empresário. O secretário está costurando – e acalmando – muita gente. Olha o colesterol!

Saindo pela tangente 

O deputado federal Cacá Leão (PP) anda meio esquivo desde que imprensa trouxe a público a informação de que ele estaria tentando costurar uma aliança do partido com Rodrigo Maia, pré-candidato ao Planalto pelo DEM, e, talvez, a migração para a base do prefeito ACM Neto (DEM), cuja candidatura ao governo do estado é praticamente certa. Sempre muito acessível, o filho do vice-governador João Leão (PP) não tem dado retorno quando contatado para falar sobre o assunto. Comenta-se nos bastidores que o pepista vem expressando descontentamento com os holofotes que a sua articulação ganhou nas últimas semanas.

Mendicância gourmet 

Pelo que se comenta nos bastidores da Câmara, a paz entre Cezar Leite e o MBL Bahia não anda tão selada assim. A história do evento no Rio Vermelho, no dia do julgamento de Lula no próximo dia 24, tem gerado sérias dores de cabeça ao tucano. Isso porque ele tem ajudado na articulação, mas o MBL tem se antecipado nas divulgações o jogando para escanteio. Ainda não se sabe até que ponto o grupo e o edil andam tão alinhados e unidos assim.

MBL caolho

Todo mundo tem assistido: a pauta do movimento é contra Lula e ponto!

Pesquisa na vereança

Uma pesquisa de consumo interno de um determinado grupo político sobre a atuação dos vereadores de Salvador tem chamado atenção. Na dianteira, na ordem, como os melhores avaliados estão Suíca (PT), Léo Prates (DEM) e Alexandre Aleluia (DEM). A dianteira do petista acendeu sinal amarelo na base netista. Os três colocaram distância dos demais edis. Vale ressaltar que mais da metade do público ouvido não soube opinar sobre a atuação dos vereadores Legislativo. 

Melhores amigos

Por falar em Suíca, quem virou seu amigo do peito é o ex-vereador Lessa. Se o edil sair candidato e for eleito na eleição deste ano, Lessa assume cadeira no Legislativo, pois é o primeiro suplente da coligação. 

Torcendo

Setores do Palácio Thomé de Souza estão na torcida pela saída de Zé Trindade da liderança da oposição na Câmara de Salvador. O inimigo número 1 do prefeito ACM Neto na Casa deve ceder lugar para a petista Marta Rodrigues. O martelo será batido no próximo dia 5 de fevereiro.

Somente emenda

Emenda impositiva é direito de deputado e não se discute. O problema é quando a bancada toda insiste em fazer discurso monotemático em cima apenas deste quesito. Um parlamentar do agrupamento sentencia: a nossa atuação está muito aquém do que a população espera e se não entendermos isso, vamos continuar vivendo neste clima terrível de que político não trabalha. 

A farra dos carros oficiais

A farra com carros oficiais anda deixando muita gente indignada em uma secretaria estadual. Um dos carros tem servido para buscar pessoas das regiões onde são votados dirigentes da pasta para levar em atendimentos médicos. Outro motorista, que deveria trabalhar exclusivamente para cumprir tarefas funcionais, leva a cônjugue de um dos irmãos para médico, mercado, a filha para escola. O carro, um Peugeot que teve a plotagem retirada, está emplacado. O TCE não se manifesta sobre o assunto, resta saber se o MP também silenciará.

Sem oferenda

Uma carta de pescadores que ameaçam não colocar as embarcações no mar para levar os presentes dos devotos, na festa de Iemanjá, que acontece na próxima sexta-feira (2), no bairro do Rio Vermelho, chegou ao BNews. "A alegação é que o presidente dos pescadores está fazendo a festa sozinho, sem a participação dos pescadores”.  

Sem conversa

A reportagem deste site esteve na Colônia, mas...os pescadores não quiseram se manifestar sobre o assunto e pediram para a equipe voltar ao local, na sexta-feira (19), data em que será realizada uma suposta reunião para prestar esclarecimentos. Pelo visto tem muito mais entre o mar e o barco do que sonha a nossa vã filosofia 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp