Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: o gênio da lâmpada

Arquivo BNews / Reprodução
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews / Reprodução

Publicado em 25/01/2018, às 05h55   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

O gênio da lâmpada

Um antigo lobista enraizado nas entranhas do governo do estado, da prefeitura de Salvador e Região Metropolitana, reapareceu neste verão em Praia do Forte e Guarajuba. Considerado como gênio da lâmpada por suas ideias mirabolantes e viabilizar contratos para empreiteiros, empresas de serviços, escritórios de advocacia e escritórios de contabilidade, o tal gênio foi visto no Litoral Norte do estado atuando em restaurantes e almoços na casa de alguns figurões da capital baiana. A pergunta é: qual será a próxima grande jogada do gênio da lâmpada? Será na iluminação, será em obras municipais ou será em hospitais do governo? 

Do lado mais fraco

A estratégia do PT estava montada antes mesmo de sair o resultado do julgamento da tarde de quarta-feira (24). Vai manter a candidatura de Lula afirmando que houve arbitrariedade na decisão que o condenou a 12 anos e um mês de reclusão e pode tirá-lo da eleição. A razão pragmática é que de fato não existe plano B.

A corda arrebenta

O ex-presidente petista é tido como o único capaz de reproduzir um arco de aliança semelhante ao de 2002 quando chegou à Presidência pela primeira vez dentro de uma coligação com partidos de centro e os históricos de esquerda.

Por lá

Na aliança nacional, partidos de centro e de esquerda podem lançar candidatos ou apoiar outros postulantes construindo alianças com potencial para diminuir significativamente as chances do PT lograr êxito eleitoral. PCdoB tem Manuela D’Ávila. Ciro Gomes pelo PDT. O PP costura uma parceira com Rodrigo Maia (DEM) e pode desembarcar na chapa de Geraldo Alckmin (PSDB). Para além, o PSD de Gilberto Kassab tem Henrique Meirelles. Enfim, vai pulverizar e bagunçar todo o tabuleiro.

Por aqui…

Na Bahia, o PR é o partido com mais chances de desembarcar. Com Lula candidato e seu apelo, sobretudo na zona rural, seria difícil para os deputados federais – que dão as cartas no partido – desembarcarem. Sem Lula, o papo é outro e os olhos brilham com a possibilidade de disputar uma vaga na majoritária, provavelmente, ao lado do prefeito de Salvador e candidato (quase) ao governo.

Ainda aqui

O caso do PP é mais complexo. Embora nacionalmente alinhado aos adversários do PT, por aqui, assim como no Piauí, estado do presidente nacional da legenda Ciro Nogueira, os pepistas tendem a ficar onde estão. Na quinta (25), João Leão e Cacá Leão conversam com Rui Costa para encaminhar a decisão de qual espaço ocuparão na majoritária. Ninguém vai cravar de véspera, mas pode anotar: eles ficam com a vice. 

Guarda Roupas

O governador Rui Costa brincou com o deputado federal Antônio Brito (PSD) ‘mandando’ que o parlamentar, que teve nome ventilado para compor a chapa majoritária, comprasse novas roupas. Não, Antônio Brito não estava com as roupas rasgadas, o negócio é que o deputado perdeu alguns muitos quilos que as roupas ficam “sambando” no corpo.

Elogios

No mesmo evento, realizado na Cidade Baixa, Rui não economizou nos elogios à secretária Jusmari Oliveira (PSD). “Competente e trabalhadora”, os adjetivos caem como uma luva no atual cenário no qual se deve de fato reconhecer o profissionalismo e capacidade técnica. 

Não falo

O PCdoB apresentou o nome de Aladilce Souza para liderar a oposição na Câmara Municipal. O problema é que nomes da oposição já declararam apoio a Marta Rodrigues no posto, inclusive o atual líder oposicionista, Zé Trindade (PSL). Talvez por isso, nesta quarta-feira, ao discursar em evento do governo do Estado, Aladilce tenha citado o nome das ‘autoridades’ presentes e sequer tenha falado o nome do seu líder.

Cruzando os dedos

Sobre a disputa da liderança da oposição na Câmara: comenta-se nas conversas mais reservadas que núcleos do Palácio Thomé de Souza torcem para que o líder Zé Trindade (PSL) seja destituído do posto o mais rápido possível. O edil deu muita dor de cabeça dentro e fora do Plenário. E há alguns oposicionistas que são corporativistas ao ponto de defenderem a tese por saberem que o edil do PSL não aliviou para ninguém durante a sua atuação em Plenário. 

Podemos?

Perdida em meio a tanta notícia importante na semana do julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a nova investida do vereador Carlos Muniz quase passou sem ser notada. O edil retirou a candidatura não posta a deputado estadual para apoiar a reeleição de Alex Lima. Para além, pela primeira vez ameaçou sair do Podemos para ingressar em outra legenda. Primeira vez porque o partido deixou de ser PTN, pois do PTN não se sabe ao certo quantas foram as ameaças.

Edson de sempre

Se por um lado, ele tem tocado pouco nas rádios, por outro, Edson Gomes hoje virou referência para políticos que criticam o governo Temer. O deputado estadual Pastor Sargento, durante assinatura de ordem de serviço que autoriza a construção de 144 unidades habitacionais no Bonfim, enalteceu Rui Costa, e mostrou o que é que o governo Temer faz com os direitos dos cidadãos:
Vamos amigo lute
Vamos amigo lute
Vamos amigo lute uoh oh!
Vamos amigo ajude, se não
A gente acaba perdendo o que já conquistou (iêa)
A gente acaba perdendo o que já conquistou.…

Briga de titãs

Como divulgou esta coluna na semana passada, o vereador Kiki Bispo corre para se viabilizar como presidente da Câmara de Salvador. Mas, o edil licenciado e atual secretário de Trabalho, Esportes e Lazer, Geraldo Jr. não vai deixar o colega correr sozinho. Apesar de não querer comentar o assunto, Geraldinho já colhe apoios. Cláudio Tinoco também almeja a presidência, mas já teria acertado com Geraldinho para apoiá-lo lá na frente. A disputa afunila e os dois vão para a “briga de titãs”.

Passou na prova

O secretário de Educação, Bruno Barral, conseguiu passar na prova final do cargo que sucedeu o “queridinho de Neto”, Guilherme Bellintani. Assim que foi nomeado, sofreu questionamentos sobre sua atuação na pasta, já que é engenheiro e teria pouca experiência na área pedagógica. Há quatro meses no cargo, ele tem mantido uma rotina de inaugurações de obras ainda deixadas por Bellintani (sem esquecer de Paloma Modesto que pediu demissão do cargo dando lugar a Barral), além de resolver as questões burocráticas e outras ações da pasta. Mas, a grande prova do secretário de Educação será realizada nos próximos meses. Em ano eleitoral, a APLB deve deflagrar greve no setor, já que faz oposição ferrenha ao prefeito ACM Neto. O diálogo será essencial, além do “jogo de cintura” com a categoria.

Camisa azul

O chefe do gabinete do prefeito ACM Neto chamou atenção para a semiótica das cores que cercam a política. Roma chegou a dizer em entrevista na Itapoan FM que Rui Costa nem camisa vermelha usa mais, pois não quer ser atrelado ao PT, não quer ser chamado de Rui Costa do PT. Falou que o chefe do Palácio de Ondina agora só usa o azul. E, de fato, isso é perceptível. Tradicionalmente cor mais utilizadas pela direita e recheada nas logos do DEM, PSDB, PSD... As cores mais vibrantes ficam com a esquerda nas logos vermelhas do PT, PCdoB e cia.  

Mudança de tom

Durante a entrevista, também chamou atenção a mudança de tom de João Roma. Antes mais comedido na hora de responder críticas, desta vez subiu nas tamancas para rebater o petista Afonso Florence, que criticava com acidez o prefeito ACM Neto (DEM). Há quem pergunte: “Roma, agora, tão respondão?”. Há quem responda: “O que uma eleição na porta não faz, não é?”

Peleja de quem fez

Entre as cantorias do “Governo do Estado mudou Salvador” e “Sou eu, sou eu, quem tá mudando Salvador sou eu”, briga publicitária entre governo e prefeitura, o que podemos perceber é que, na peleja de quem faz mais, o lucro está para o cidadão.

Por falar nisso

Lá pelo dia 17 de fevereiro, Rui Costa deve inaugura a Via Barradão. R$ 30 milhões investidos e engana-se quem pensa que vai brigar pela exclusividade da obra. Sabe-se que o secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota (MDB), contribuiu para que as coisas andassem. Rubro-negro que é, travou batalha com o deputado estadual Marcelo Nilo (PSL) pela paternidade. Neste caso, conta um conselheiro de Rui Costa, haverá os créditos a quem de direito. 

Cadê a promoção?

Kallo Plast é um composto de ácidos que promete tirar os calos. Na prefeitura de Salvador, a solução para saída do calo da gestão é na base da homeopatia. A saída da secretária, considerada por muitos do Thomé de Souza “o calo” da gestão, será apenas na data limite da desincompatibilização para disputa eleitoral. Pois é: Tia Eron (PRB) só sai na data limite determinada pela Justiça Eleitoral para quem vai disputar a eleição. No caso dela, para deputada federal mesmo.

Não estava só

No badalado aniversário de 55 anos do deputado federal Paulo Azi (DEM), não faltou roda de conversa política. E foi gente da base de Rui, de Neto. Banda A, B, C. Os adversários de Alagoinhas não gostaram. Demonstração de força política? Também, mas não se enganem: afeto é afeto, negócio é negócio e grupo político é grupo político. Mas tá aí uma foto.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp