Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Caca, o homem bomba?

Roberto Viana / BNews / Arquivo
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Roberto Viana / BNews / Arquivo

Publicado em 01/03/2018, às 05h56   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Caca: o homem bomba?

Para os íntimos é Caca - não é do filho do vice-governador que estamos falando – esta é a figura que pode incendiar o cenário político da Bahia no plano estadual. O cidadão tem informação, tem caderno, tem muita coisa e pode implodir a história toda. É conhecido por ser organizado e pode desorganizar. A expectativa sobre o que vem depois do Cartão Vermelho é grande. 

E tem mais

Nos bastidores, corre que um grande amigo deste Caca pode ser peça chave para um possível desmantelamento do cenário político estadual. Desta laranja sai um grande suco.

Sobre cartões

Em dezembro de 2016, o lobista da Odebrecht Cláudio Melo Filho afirmou em delação que Jaques Wagner recebeu dois relógios caríssimos. Um Hublot, com a imagem do Congresso Nacional estampada no fundo, orçado em R$ 20 mil e outro, Corum, que custa algo em torno de R$ 4 mil. O ex-governador, alvo da operação desta semana, disse à época que ganhou e nunca usou.

E horários

Já na operação desta segunda (26), foram 15 relógios levados pela Polícia Federal. A delegada não deveria divulgar, segundo a decisão que respaldou o mandado de busca e apreensão, nada do que foi “confiscado” nos lugares visitados pela PF. Mas na coletiva ela comentou sobre o alto valor agregado. O secretário de Desenvolvimento Econômico tratou de dizer que quando forem periciados, a delegada Luciana Matutino verá que são réplicas. A tirar pela quantidade de viagens que Wagner fez a China nos últimos anos, não se pode duvidar desta informação.

Inoportuno

Ainda sobre os relógios, o deputado estadual Sargento Isidório estava bem chateado porque deu um presente caríssimo a Wagner e a Polícia Federal confiscou. Ele deixou claro: vou achar a melhor joalheria, juntarei dinheiro e vou dar outro igual. O parlamentar é conhecido pelas declarações inoportunas.

Batendo na porta

Desde que entrou no governo Rui Costa, o chefe da Casa Civil é elogiado pelo desempenho, mas criticado por ser oriundo do meio empresarial, mais precisamente, do segmento de empreiteira. Vamos lá, Dauster era da OAS. A Arena Fonte Nova, e sua PPP, foi construída e é administrada pelo consórcio que tem a empresa no quadro societário. Param aí as ilações e segue a bola.

Cartão Amarelo

As investigações que culminaram na operação Cartão Vermelho nasceram na primeira instância da Justiça, mas um detalhe fez com que o caso fosse levado para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) e ficasse a cargo da Procuradoria Regional da República da 1ª Região. De acordo com o MPF baiano, o indício de envolvimento de um deputado estadual na prática das irregularidades foi o fato motivador para a investigação subir de esfera.

Não se engane

A operação aconteceu num momento questionável. Deu início – oras bolas – à corrida eleitoral. Não se trata de alisar. O fato é que de 2013 para cá, quando foi iniciada a operação, não houve nenhum fato novo que seja conhecimento público que justifique a ação desta semana. Nada de discutir o mérito, isso é coisa para profissional do Direito. Do lado de cá, apenas fica a impressão do conhecido dois pesos e duas medidas para situações semelhantes. Isso é inegável.

Wagner fora da curva

Diferentemente de correligionários, Wagner foi para cima tão logo a operação foi deflagrada. Não se escondeu e falou com a imprensa. Pelo que esta coluna soube, não vai parar por aí. Vem mais enfrentamento no mérito e no método. Isso é sinal de força. Se ao final vai ser absolvido ou condenado é outro papo. Se a parafernália da PF vai continuar após a eleição é também outra pergunta. O fato é que o “Galego” não se calou.

Desgastes

Isso provocou, logicamente, desgaste. A avaliação é da própria base de Rui Costa. Por outro lado, há quem diga que isso também tirou os governistas da zona de conforto, pois estavam todos contando com vantagem sobre ACM Neto, virtual (real) adversário na eleição. As malas de Geddel continuam sendo prova material. 15 relógios, convenhamos.

O Rei do Migué

O deputado Samuel Júnior (PSC) pode ser considerado o “Rei do Migué”. O cara sumiu após dar a palavra aos pares de bancada da oposição que assinaria o requerimento para instalação da CPI da Fonte Nova. Deve ter ido consultar todos os líderes da Assembleia de Deus. Das outras vezes que foi requisitado, ouviu as preces do Palácio de Ondina e declinou.

Timidez

Outro adendo sobre a Operação Cartão Vermelho: a oposição ao PT baiano não fez estardalhaço, ficou quietinha, só veio se manifestar de maneira tímida no fim do dia e ninguém estava disposto a dar entrevista. 

Governistas temem desistência de Neto

Se a possível desistência de ACM Neto ao governo do Estado pode "implodir" seu grupo na Bahia, os aliados do governador Rui Costa estão também com as barbas de molho. Temem que sem Neto no páreo, Rui endureça na composição da chapa majoritária. A questão é que ele pode dar as cartas sem se importar com os anseios dos partidos e das suas lideranças.

Por falar nisso

Tem interessado em compor a chapa majoritária que não sabe se ri ou chora com tudo isso que aconteceu esta semana. Torciam para Wagner disputar a presidência, mas não para sair do jogo. Um ou outro desses demorou para prestar solidariedade. Como diria Jorge Ben: prudência e dinheiro no bolso, canja de galinha não faz mal a ninguém.

Amenidades?  

O governador tem até o próximo dia 7 para escolher quem vai comandar o Ministério Público Estadual no biênio 2018/2020. A lista tríplice contendo os nomes dos promotores de Justiça Pedro Maia, Ediene Lousado e Alexandre Cruz foi enviada ao chefe do Palácio de Ondina no dia 20. A partir disso, Rui tem 15 dias corridos para decidir. Ele já avisou que não é obrigado legalmente a escolher o mais votado para chefiar o MP.

Souto sem moral!

Na Câmara, pouquíssimos vereadores compareceram à audiência pública para apresentação do relatório de gestão fiscal da Prefeitura de Salvador, referente ao 3º Quadrimestre de 2017. Em tese, a pauta é importante, mas até mais da metade do evento, só se viu o presidente da comissão de Finanças, que organizou a audiência, Tiago Correia e Aladilce Souza, ouvindo o secretário da Fazenda, Paulo Souto. Ficou feio!

Curso de selfie

Depois desta coluna ter recomendado ao presidente da Câmara, vereador Leo Prates (DEM), um curso intensivo de selfie com o vereador Kiki Bispo (PTB) - dado seu desempenho com as fotos - não é que o democrata levou a sério? Melhorou o enquadramento das fotografias nas redes sociais e fez questão de enviar ao BNews uma foto ao lado do petebista e brincou: “fazendo o curso do Kiki”.

Apararam as arestas

Numa foto, estão lindas e sorridentes, mas internamente Marta Rodrigues (PT) e Aladilce Souza (PCoB) não estavam nada em sintonia por conta da liderança da oposição. A comunista ficou insatisfeita por não ter conseguido espaço na chapa e muito se comentou que a atitude foi uma represália do PT por ela ter se lançado candidata à líder em detrimento a Marta. Pelo visto, apararam as arestas para diminuir o burburinho. Além das duas, participaram da reunião o presidente do PT de Salvador, Gilmar Santiago, e o presidente do PCdoB soteropolitano, Everaldo Augusto, ambos ex-vereadores.

Plano B, de Bruno

Apesar do nome de Zé Ronaldo (DEM) ser ventilado como um possível sucessor de ACM Neto (DEM) na cabeça da chapa majoritária da oposição, o vice-prefeito Bruno Reis (MDB) está a postos caso seja convocado para a missão. Existem duas vantagens em prol do emedebista, mesmo com uma eventual derrota: se perder pode voltar a ser vice-prefeito (só não pode assumir o Executivo nos próximos meses) e terá o nome impulsionado para a sucessão de 2020.

Camaçari em inferno astral

O que dizer sobre a cidade do polo Petroquímico neste momento? É o caos. Um município rico, cheio de recursos que vem sendo, há tempos, privado de dignidade. Nossa solidariedade aos cidadãos. Não é de hoje, não mesmo, que esta cidade sofre com péssimos e gestores mal-intencionados.

Ninguém sabe a ordem das coisas

E o subsecretário da Sedur de Camaçari, José Matos dos Reis, jogou a bomba por lá. Denunciou a secretária Juliana - que acabou sendo afastada pela Justiça. Disse a todo mundo que entregou a carta de demissão um dia antes de ser exonerado, mas na prefeitura, dizem que ele foi demitido. Na verdade, ninguém sabe a ordem as coisas em Camaçari. Mais que isso, ninguém sabe quem manda na prefeitura da cidade. 

Calma Beth

Na terça-feira (27) foram instaladas as comissões permanentes da AL-BA. Ufa! Demorou, hein? O regimento determina que sejam eleitos presidente e vice de cada uma das dez na primeira sessão e só, mas a deputada Fabíola Mansur (PSB) não quis saber. Pegou o microfone tão logo foi eleita presidente do colegiado de Educação e já queria votar requerimento de audiência pública. Foi contida pelos colegas. Calma, Fabíola. Não pode!

Um dia de silêncio

O presidente da Assembleia, Angelo Coronel (PSD), não é de ficar calado, mas nesta quinta (1º) ficará. Especula-se que se trata de uma estratégia para não comentar sobre a CPI da PPP da Fonte Nova, mas a verdade é que ele fará um tratamento dentário e tem que ficar um dia de molho.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp