Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: O último a embarcar, apague a luz

Arquivo/ Agência Brasil
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Arquivo/ Agência Brasil

Publicado em 10/10/2019, às 05h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Bateu asas
O último a embarcar, apague a luz. A comitiva de políticos baianos para a cerimônia de Canonização de Irmã Dulce, no Vaticano, já começou a bater asas para o velho continente. Do Palácio de Ondina ao Thomé de Souza, não restará uma alma em solo soteropolitano para responder pelos Poderes. A exceção é o vice-governador João Leão. Rui Costa, ACM Neto, o vice Bruno Reis, o presidente da AL-BA, Nelson Leal, e Geraldo Júnior, presidente da CMS, estarão em preces à distância. 

Escala
Antes, a trinca Neto, Bruno e Geraldo faz escala em Copenhague, na Dinamarca, para participar da conferência do Grupo C40 de Grandes Cidades para a Liderança Climática. Será que a agenda compartilhada afinará a relação desse triângulo pavoroso?

Simulado 

Bruno Reis, a propósito, ainda não sabe o resultado do “simulado de prefeito” que realizou durante o encontro da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), esta semana em Salvador. O que se fala é que ele foi lançado no evento para atiçar ainda mais sua ambição em suceder Neto. 

A estação é de fé e sincretismo

Criador e criatura, por sinal, estão há meses numa sintonia espiritual tal Cosme e Damião. A dupla agora vai atravessar o continente pra colocar aos pés de Irmã Dulce a nova jornada eleitoral que está por vir.

#tbt

Um #tbt não muito distante só pra perguntar: por onde anda o sargento da paz nesses dias de agitação e ameaças? Faz uma oração aí, Isidório!

Pronto, joga aí

'1, 2, vai...'. Assim nasceu a tese de greve da Polícia Militar na Bahia. A contagem para o início de um vídeo do deputado Prisco foi tão precipitada quanto a tentativa de arrebanhar subitamente apoiadores aos redutos da Adelba. A semente caiu em solo raso e não vingou. O vídeo termina com um desanimado "pronto, joga aí". Apesar dos pleitos por melhoria na remuneração e nas condições de trabalho, a tropa, em sua maioria, decidiu não ficar refém do viés político e eleitoral do parlamentar. Deu xabu e a coisa não engrenou!

Pegou ar

Quem costuma ver o governador Rui sereno nas coletivas, mesmo em embates com adversários políticos, se surpreendeu com a língua afiada e a forma como o chefe do Palácio de Ondina respondeu as perguntas sobre o movimento de greve da PM. Educado com a imprensa, porém firme na resposta, o governador não mediu palavras ao acusar o deputado Prisco de ser aliado de traficantes. O policial liderou o pequeno grupo de grevistas. Esta coluna flagrou Rui Costa tremendo as mãos ao falar do assunto. Até os olhos demostraram a nítida irritação com o parlamentar. É, o corpo fala. Para alguns, grita!

Críticas aveludadas 
A reportagem do BNews acompanhava a sessão ordinária na Assembleia Legislativa da Bahia quando o grupo encabeçado por Prisco bradou por greve. Seus colegas da bancada de oposição não moveram uma palha a seu favor. A maioria escapou de entrevistas como o diabo foge da cruz. Os poucos que falaram sobre a situação usaram tons aveludados nas tentativas de críticas ao governador Rui Costa.

Tucanos aliviados
Caciques tucanos devem respirar aliviados pela saída de Prisco do PSDB, fato que ocorreu na última eleição. Tiraram um fardo das costas por não terem que explicar essa tensão na sociedade da pseudogreve da PM. Já os sociais cristãos do PSC, mesmo partido do líder sindical...

Ele Não. Ela Sim. 

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) cancelou a visita que faria à comemoração da canonização de Irmã Dulce na Arena Fonte Nova, em Salvador, no próximo dia 20. Opositores e desafetos do presidente atribuem, jocosamente, a intercessão da futura Santa nesta questão. Inclusive, já se falava de manifestação contra o inquilino do Planalto na Arena. Há quem diga que até lema tinha: “Ele Não. Ela Sim”.

Rei do Gado

Uma pausa no trabalho parlamentar para atualizar o álbum de fotos ao estilo “Rei do Gado”. De bota no pé, João Roma deitou e rolou na 3ª Copa de Marcha do Haras Lago Negro. Bastou ver um microfone e correu pra discursar.

Fica na política

Parece que um dos torcedores mais famosos do Bahia, o governador Rui Costa está com uma fama nada feliz no meio esportivo. Depois de devolver uma camisa do Vitória e mostrar sua vibração pelo Tricolor, ele está sendo chamado de pé-frio após o empate entre o Bahia e o São Paulo na quarta-feira (9). O negócio pode evoluir para pé de gelo se o time baiano perder no próximo sábado (12). Melhor ficar somente na política, Rui.

Melhor pedir logo

Da série “A internet não perdoa”. A pérola da semana é este meme em que os provocadores de plantão sugerem que a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, faça logo seu cartão de crédito na referida rede de supermercados enquanto 2020 não chega.

Será?

Em onda de WhatsApp, no Plenário da Câmara de Salvador tem vereadores que deitam e rolam. As lentes do BNews flagraram esse momento descontraído de Sabá. Pela animação, o assunto foi bom. Será que recebeu alguma nude? Será?

Qual o medo?
Os profissionais de imprensa tiveram sérias dificuldades para cobrir a eleição para o Conselho Tutelar em Salvador. Causou estranheza o fato. Tinham receio, principalmente, dos fotógrafos. Eis a questão: algo a esconder? Medo do registro de algo errado? Onde há fumaça, há fogo! Nem nas eleições gerais (prefeitos, governador, presidente e etc) há tanta burocracia. É realmente estranho. No Colégio Estadual João dos Santos, a equipe do BNews foi barrada pela vice-diretora e, no Colégio Municipal Hildete Lomanto, no Garcia, foi um processo para conseguir tirar uma foto que pudesse ilustrar o processo eleitoral.

Entre cuidados e vaidades 
O balanço de uma reunião realizada pela secretária estadual de Relações Institucionais, Cibele Carvalho, demorou para ser divulgado porque a equipe de assessoria envolvida na pauta precisou aguardar que a foto oficial passasse pelo crivo minucioso da petista. Dizem que não passa um fio de cabelo assanhado; a vaidade é tamanha - dizem. Detalhe: o texto já estava pronto há horas!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp