Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: As viúvas do Thomé

Divulgação/ Reprodução/ Redes sociais/ Agência Brasil/ Ilustrativa
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ Reprodução/ Redes sociais/ Agência Brasil/ Ilustrativa

Publicado em 16/04/2020, às 05h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

As viúvas do Thomé
Com a pandemia de coronavírus, algumas viúvas do prefeito ACM Neto vivem a alardear que o gestor não está tendo apoio do governo federal e nem do estado. Uma delas, bem conhecida dos empresários da construção civil, fica nervosinha quando falam algo que vai de encontro ao cacique soteropolitano. Há quem diga que alguns amigos de verdade do prefeito a chamam de “Piru” e “puxa saco” mesmo depois da distância do Thomé de Souza que lhe foi regulamentada.

Cidade de Deus

A licitação da iluminação pública de Salvador vai chegando ao fim aos trancos e barrancos, liminares e juízes. Parece que, finalmente, esse longa-metragem vai ter desfecho. O prefeito lavou as mãos e deixou a direção do trailer com o diretor de Iluminação, Júnior Magalhães. Línguas mais ácidas já tentam até adivinhar o nome do filme, Cidade de Deus.

Criador e Criatura
Rui Costa e Moema Gramacho, ambos petistas, estão falando idiomas distintos na hora de deliberar sobre o uso do Hotel Malibu, em Lauro de Freitas, durante a pandemia. Moema tomou calor da turma na cidade e tentou tirar o governador de tempo. A tentativa de peitar o chefe do Executivo rendeu uma porrada severa nos bastidores. Rui não se apequenou às razões de Moema e partiu para um hotel com 180 leitos, no Porto da Barra.

Ruby Gramacho

Por falar em Moema, é preciso dizer que ela caprichou na fantasia de Ruby – personagem do jogo de luta Mortal Kombat. Não tem corona que resista. Parabéns pelo look!

Avarento em Salvador 

Uma figura conhecida na cidade está sendo pichada de avarenta entre os servidores municipais. Isso porque ela está se opondo fortemente à proposta do presidente Geraldo Júnior de suspender a cobrança das parcelas do consignado dos servidores públicos. A pergunta que não quer calar: qual o interesse para que o prefeito não sancione a proposta? Aí tem, Brutus...

Vaidades para além do corona
Nesse tempo de pandemia, o que a gente menos precisa é da vaidade que políticos e autoridades costumam cultivar em dias normais. Rui Costa e ACM Neto, por sinal, estão num tiroteio de lives. Ligam a câmera apenas para alimentar o ego e acabam falando coisas que poderiam chegar aos veículos de imprensa e à população, consequentemente, através de uma nota clara, direta e informativa. São problemas que antecedem a pandemia.

SS

E como a língua do povo é incontrolável, o zum zum zum mais fresco é que ACM Neto virou uma espécie de Silvio Santos em show de calouro na live dessa quarta com vários artistas baianos. 

Apagados
E sabe quem pulou uma fogueira em 2020? Guilherme Bellintani! Se ele tivesse topado ser pré-candidato à prefeitura estaria agora apagado, tal como estão Major Denice, João Carlos Bacelar, Pastor Isidório, Niltinho, Olívia Santana e outros nanicos. A pandemia jogou um balde de água fria em todo mundo.

A máquina não para 
O único que continua capitalizando é o vice-prefeito Bruno Reis, que usa a legitimidade da função para ampliar seu recall, especialmente diante da população mais carente. Apesar da postura moderada pra fora, sabe-se que ele tá tirando proveito da máquina. 

Deu xabu

O presidente da Câmara de Salvador, vereador Geraldo Jr., trabalhou bem a divulgação da medida para ajudar os funcionários do Legislativo em tempo de coronavírus: adiantar o décimo terceiro salário para o dia 14 de abril. Esqueceu, entretanto, de combinar com a instituição bancária. Um folclórico funcionário da Casa, com o aplicativo do banco aberto, gritou pelos corredores: "Não entroooooooou! O décimo deu xabuuuu!". E foi respondido por outro que ouviu o brado: "Se não entrar até sexta, vamos fazer manifestação".

Ainda rende
As mudanças partidárias ainda rendem no meio político. A novela de Maurício Trindade, que acabou saindo do DEM para o MDB, deu uma boa briga. Fontes desta coluna contam que Trindade xingou Duda Sanches de tudo quanto foi nome. Até a terceira geração do vereador, que também é presidente do DEM em Salvador e tinha carta branca para negar legenda ao ex-demista, foi xingada. O negócio foi feio! Mas no final, tudo certo e tá todo mundo no mesmo grupo, com ou sem "arranhões".

Edvaldo Pistola
O sênior vereador Edvaldo Brito (PSD), retido em casa por ser do grupo de risco para o coronavírus, passou maus bocados na tentativa de participar da sessão ordinária online nessa quarta-feira (15). O magistrado de cabelos brancos se voltou ao presidente da Casa, Mentex Jr. – ops...Geraldo Júnior -, e protestou em alto e bom som contra o pessoal da assessoria de informática. “Pedi ajuda aos técnicos e foi de uma displicência que eu reclamo e protesto [...]foi quase um deboche [...] Não sei o que está sendo votado”. Edvaldo ficou pistola! Cabeças vão rolar...

Mistério ou dificuldade?

O vereador Beca entrou na onda das lives e tenta atrair audiência dos seguidores divulgando cards sem revelar os convidados com quem dividirá tela. Pois bem, alguém soltou essa pergunta: “ele não divulga previamente pra fazer mistério ou porque não consegue fechar agenda com ninguém?”. Perguntar não ofende.

Contrariando

Para fazer jus ao personagem bolsonarista, o vereador Alexandre Aleluia contrariou o senso de proteção coletiva e foi o único a não usar máscara na reunião com outros vereadores no Salão Nobre da Câmara. 

Vergonha
E para a vergonha do povo baiano, o deputado federal Charles Fernandes (PSD) admitiu que dormiu durante a votação online da Câmara dos Deputados sobre a MP da carteira de trabalho verde-amarela. "Cochilei, mas votei". Essa vergonha a gente passa à vista ou parcelada? Na próxima ida às urnas, é bom que o povo vá de olhos bem abertos.

Fama sepulcral 
Quem ganhou fama essa semana foi o prefeito de Casa Nova, Wilker do Posto, depois que circulou um trecho de um vídeo em que ele fala em ampliar a quantidade de vagas no... cemitério. Deixou o povo mais assustado ainda! Uma pessoa ligada à gestão disse que ele só tocou no assunto porque alguém enviou a pergunta durante a transmissão ao vivo.

Live do governador do Ceará

Enquanto isso, na live do governador Ceará, Camilo Santana, a população manifesta outras prioridades.

E agora a pergunta que vale R$ 1 milhão:
Vai ter Carnaval em 2021?

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp