Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: O Dr Coperfield da Saúde

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 06/05/2021, às 05h30   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Um mágico da administração está abrindo CNPJs e contratando vários médicos para prestarem serviços à Sesab. O que a NSP não conseguiu entender é como todos os profissionais chamados pelo ilusionista sempre são contratados pelo estado. Das duas uma: ou esse rapaz é um mago da administração pública e conhece muito de saúde estadual ou tem muito coelho nessa cartola aí.

Ave Roma

O ministro da Cidadania João Roma está sendo apelidado de "o santo". O jovem gestor nunca se viu cercado de tanto baba ovo local nos mais diversos segmentos. O poder que lhe foi concedido foi comparado essa semana em um shopping da cidade por um promotor de eventos ao de um Papa. O mais engraçado é que um ano atrás esse mesmo rapaz esculhambava o então deputado pelos quatro cantos da cidade. Como diz o ditado, 'quem tem boca vai a Roma'.

Síntese de Brasília

Impressões da CPI: Mandetta o falador, Teich o isentão e Pazuello do corre corre. Mandetta não trouxe nada novo com substância e muito menos Teich. Mas a CPI provocou milagres, como bem disse Renan Calheiros (MDB): a tropa bolsonarista agora é a favor de medidas de isolamento e condenam aglomerações.

Bancada de Elmar

Elmar Nascimento está com conversas avançadas para tomar o controle do PSL na Bahia. As tratativas com Luciano Bivar, presidente nacional da sigla, envolvem até a promessa de eleger seis deputados federais em 2022. Desde a eleição de Arthur Lira para a presidência da Câmara, Elmar expandiu seus limites na capital federal e engordou bastante seu capital político, a ponto de alguns relatarem que sua influência sobre alguns federais baianos é superior à de ACM Neto. Já falam até em "bancada de Elmar".

Currículos tucanos

O secretário de Educação de Salvador, Marcelo Oliveira, está com a cabeça a prêmio e o prefeito Bruno Reis com um arrependimento gigante por ter colocado uma pasta tão importante nas mãos de um indicado de João Gualberto, ocupante da prefeitura de Mata de São João. A chateação é tamanha que o PSDB pode acabar perdendo de vez a cota da secretaria. A NSP soube que alguns tucanos já começaram a colocar o bico e o currículo no Palácio Thomé de Souza.

Matemática embaralhada 

Marcelo Oliveira, por sinal, mostrou a veia política em recente entrevista ao BNews Agora, na Piatã FM. Além de falar em dados, ciência e afins, não deixou a ironia e o sarcasmo de lado na hora de rebater algumas das polêmicas que envolvem a volta às aulas. A curiosidade ficou por conta da teoria usada para justificar a eficácia da primeira dose da vacina: matemática embaralhada.

Saída em fúria

Uma esposa de um secretário que está na iminência de cascar fora do governo mandou mensagens nada republicanas a esposa de um importante cacique inconformada com a saída do esposo. Promete revelar conversas de estremecer as colunas do Palácio de Ondina. Acompanharemos com franqueza essa situação.

No Papo Correria 

O ex-senador e ex-secretário de Planejamento, Walter Pinheiro, soube pela imprensa e acompanhou atentamente a definição da sua demissão da secretaria, agora ocupada por João Leão, pela transmissão do Papo Correria nas redes sociais do governador Rui Costa. Um fino trato e tanto…

Telefonema sem honras

Muitos dos nomes aventados pela imprensa, cuja definição saíra nos próximos dias, também receberem o fino trato de uma ligação de um terceiro do gabinete do governador informando: olha, amanhã você deve ser demitido.

Efeitos colaterais

As mudanças no secretariado trouxeram dois efeitos colaterais ao governador Rui Costa: o primeiro é o receio de colocar Maurício Bacelar na Setur, no lugar do já esquecido Fausto Franco, considerando a passagem traumática dele pelo Detran anos atrás. Não deixou saudades, só problemas. O segundo é ver Luiz Augusto voltar para a Asssembleia Legislativa, na suplência de Nelson Leal, novo assinador de documentos da SDE. Conta-se nos bastidores que Augusto deixou o Correria numa saia justa diante de moradores do interior numa campanha eleitoral e desde então goza do desprestígio palaciano. O PP tentou até uma boquinha no governo depois que ele perdeu a eleição em 2018, mas o nome não foi aceito nem para o terceiro escalão.

Rosemberg em alerta

A pulada fora de Lucas Costa da Seagri acende o sinal amarelo do deputado Rosemberg Pinto. É sabido por essa coluna que Costa tem interesse de sair candidato a deputado estadual e, caso ocorra, vai entrar por cima de trator e tudo na região de Itapetinga. Pode causar prejuízos ao líder do governo na Alba.

Saída mineira

Há quem diga que o deputado Ronaldo Carletto, se não for para majoritária pelas indicações do PP, vai mudar de domicílio eleitoral. Tá de olho em Minas. Motivo? Já não tem mais município na Bahia para ocupar. Já rodou todos e catou os votos que já podia catar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp